BRE

Província Brasil Brasil Recife – BRE

A realidade da Província SCJ Brasil Recife – BRE


Provincialado (Recife PE)

A Província BRE é formada por  membros: 33 padres, 1 diácono, 2 irmãos e 6 fratres (dados de 24 de julho de 2013). A nossa missão consiste na vivência do carisma dehoniano no trabalho paroquial (12 paróquias e 1 área pastoral), na formação de sacerdotes e religiosos (2 casas de formação), no magistério teológico, no apostolado social (1 centro social) e educacional (1 escola). Estamos presentes nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. E ainda marcamos presença no Noviciado de Barretos (Província BSP).

Formação
Nosso trabalho vocacional-formativo se desenvolve em cinco frentes: uma Comissão de Pastoral Vocacional que acompanha os jovens vocacionados de todo Nordeste, um Centro Vocacional em Paulista-PE que abriga a formação inicial – propedêutico e o aspirantado para a formação filosófica. Em João Pessoa-PB, no Seminário SCJ abriga o postulantado. O noviciado é realizado na cidade de Barretos-SP, no Noviciado Sagrado Coração de Jesus. Os estudo teológicos são realizados na cidade de Taubaté-SP, na Faculdade Dehoniana.

Casas de formação:

Centro Vocacional SCJ Norte
Rua Padre Antônio de Pádua Belarmino de Sena, 286
Jardim Paulista – Paulista – PE
Fone: (81) 3433-0017

Seminário Sagrado Coração de Jesus
Praça Tiradentes, 96
Torre – João Pessoa – PB
Fone: (83) 3222-7671

Apostolado Social

Centro Social Padre Dehon
Praça Tiradentes, 96
Torre – João Pessoa – PB
Fone: (83) 3222-7671

O CSPD está equipado com uma biblioteca que conta com um acervo de mais de 3.mil livros e, bem como oferece cursos de inclusão digital, manutenção de microcomputadores,  Notebooks e reforço escolar para o Ensino Fundamental I e II. Oferece ainda 2 terminais de computadores com acesso à Internet para pesquisas acadêmicas.

A província também marca presença na Pastoral Carcerária, em movimentos sociais, na ajuda financeira a instituições filantrópicas e pessoas carentes.

Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima
Rua Henrique Dias, 85
Paratibe – Paulista-PE

A Escola Paroquial é uma obra da BRE que completou 30 anos de existência e que se destina à educação de qualidade das crianças, adolescentes e jovens de bairros populares dos municípios da região metropolitana de Recife.

Temos ainda padres que lecionam disciplinas teológicas e filosóficas em seminários e institutos de teologia e filosofia de alguns estados Nordeste.

Missão Dehoniana Juvenil e Leigos Dehonianos

A BRE possui vários grupos de MDJ articulados: 2 em João Pessoa-PB, 2 em Fortaleza-CE, 1 grupo em Paulista-PE, 1 grupo em Camaragibe-PE, 1 um grupo em Paraú-RN e mais 2 grupos que estão se articulando, sendo que 1 em Recife e mais 1 outro em Camaragibe-PE.  Os jovens dehonianos espalhados pelo Nordeste partilham conosco a espiritualidade e a missão do Padre Dehon. Assumindo atividades missionárias em comunhão com os confrades dehonianos que os assessoram, os jovens buscam ser um sinal vivo da misericórdia de Deus e presença atuante no coração da Igreja.

Existe também na BRE um grupo de Leigos Dehonianos. Este grupo é composto por jovens e adultos que buscam viver a espiritualidade profética de Padre Dehon na inserção no mundo do trabalho, do estudo, na família e na Igreja. Articulando-se com membros nos estados do CE, PE, RN, AL e PB, os Leigos Dehonianos buscam ser um sinal profético do amor e da justiça que brotam do Coração de Deus.

Anúncios

5 respostas para BRE

  1. terezinha de jesus galvao moreira disse:

    A PAZ DE JESUS! QUANDO EU ERA CRIANÇA EU AJUDAVA UM SEMINARIO DEHONIANO NOSSA SENHORA DE FATIMA EM FORTALEZA…. HOJE TENHO 66ANOS E GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ESSE SEMINARIO. ERA MUITO IMPORTANTE, EU ME SENTIA UMA GRANDE ADULTA, SAIA PELAS CASAS PEDINDO MOEDINHA E CADA MOEDINHA ERA UMA CONTA DO TERÇO DE NOSSA SENHORA DE FATIMA. NO FINAL DO MES EU RECEBIA OS PANFLETOS E SANTINHOS VINDO DE FORTALEZA, CONTANDO CADA TIJOLINHO, CADA COMODO QUE IA CONSTRUINDO E EU FICAVA ORGULHOSA EM SABER DO PROGRESSO DO SEMINÁRIO, AH! ERA O PADRE REINALDO GUIMARÃES DA SILVA QUE ME RESPONDIA, ELE ERA LINDO, PERDI A FOTO DELE ; TB FAZ TANTO TEMPO, MAS FICOU NA MINHA MEMORIA… GOSTARIA DE RECEBER RESPOSTA, ABRAÇOS E A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA.

    • Carlos Fred Ferreira disse:

      Estimada irmã,
      O prédio ainda existe sim, mas hoje é de propriedade da prefeitura de Fortaleza no entanto ainda temos a bela Igreja que ainda é animada pelos padres da congregação.
      Deus a abençoe!!!

  2. antonio edson disse:

    NÓS DO GRUPO CORAÇÃO DEHONIANO ESTAMOS FELIZES DE TERMOS IRMÃOS QUE TRABALHÃO PARA UMA NOVA EVANGELIZAÇÃO,PARA ASSIM TRANSFOMARMOS O NOSSO POVO QUE TANTO PRECISA DE UMA PALAVRA AMIGA.
    Att: Missionário Antonio Edson.

  3. Gian disse:

    Boa Tarde.
    Moro no mesmo bairro do Provincialado do Recife. Gostaria de conhecer mais a cerca da realidade do SCJ.
    Seria possível fazer uma visita ao local? Com quem devo falar?
    Sou da Capela São João Batista, cujo sacerdote é P. Luis Theuws, scj.
    Desde já, obrigado!

    • Olá! Seja muito bem-vindo! Dirija-se ao Provincialado e, na portaria solicitar o Pe. Luís Theuws, scj. Teremos a honra em recebê-lo como nosso visitante. Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s