Jubileus 2013

1893 – OS PIONEIROS

Respondendo ao mandato missionário feito pelo Senhor, animados pelo ardor de fazer crescer o Reino do Coração de Jesus, suscitado pelo Espírito, chegam ao Brasil, em 1893 os primeiros padres dehonianos. Primeiro para a assistência espiritual aos operários da Fábrica de Tecidos de Camaragibe, mas logo comprometendo-se com as necessidades da Igreja local, colocam-se a serviço do povo de Deus em outras comunidades, iniciando assim a bela e frutuosa história dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus no Nordeste brasileiro.

1938 – SOMOS PROVÍNCIA

Após 45 anos de presença, empenho na missão e dedicação ao povo nordestino, em 12 de março de 1938 essa parcela da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) é erigida província, um grande acontecimento que veio coroar todas as atividades desenvolvidas e vidas oferecidas em favor da causa do Reino de Deus. O reconhecimento do valor e fecundidade da obra, por parte do Senhor através da fundação da província trouxe novas motivações, novas iniciativas e estabilidade ao trabalho realizado.

1964 – O CONCÍLIO VATICANO II: Mudanças e Desafios

Considerando a primavera da Igreja, o Concílio Vaticano II traz novos ares para todos e para a Província Dehoniana do Nordeste brasileiro não seria diferente. Anseios realizados, busca de novos métodos, novas obras. Mas a novidade também foi sentida na carne e vários membros decidem dar uma nova orientação as suas vidas e nos anos que se seguiram ao Concílio muitos resolveram servir ao Senhor por outras vias. A Província sofre com toda a Igreja mas, também se renova em sua fidelidade aos apelos do Espírito e em sua busca de dar respostas evangélicas aos desafios e questionamentos dos novos tempos.

2013 – NOSSO ‘HOJE’

Hoje somos 41 religiosos compondo a Província Brasil Recife da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus e estamos presentes em 4 estados do Nordeste brasileiro, alimentando os mesmos ideais fundantes, animados pelo mesmo ardor e tão disponíveis quanto os primeiros, a servir com alegria e abnegação ao amado povo nordestino. Continuamos dedicando nossa vida ao ideal que animou o padre Fundador e que ainda se faz atual e necessário à vida da Igreja: dilatar o Reino do Coração de Jesus nas pessoas e na sociedade.

Pe. Carlos Fred Ferreira, SCJ

FESTIVIDADES DO ANO DEHONIANO BRE

SESSÃO SOLENE 11 DE JUNHO __________________________________

Sessão Solene

No dia 11 de junho, no auditória da Igreja Matriz de São Pio X, em Camaragibe, foi realizada uma sessão solene em comemoração aos 120 anos de presença no Nordeste, pois foi nesta cidade onde chegou o padre Sebastião Miquet.

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA 12 DE JUNHO _________________________

MISSA

Com a presidência do Senhor Arcebispo de Olinda e Recife Dom Antonio Fernando Saburido, OSB, foi celebrada a Eucaristia, agradecendo a Deus pela presença e obras da Congregação no Nordeste. A celebração foi concelebrada pelo Superior Provincial BRE, Pe. Carlos Alberto da Costa Silva, SCJ, diversos confrades, padres de diversas dioceses, e fiéis de diversas paróquias e estados.

GALERIA DE FOTOS:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s