E por falar em formação…

E POR FALAR EM FORMAÇÃO…

Vida Religiosa 5

O Curso de Formadores Dehonianos Roma 2013-2014

 Queridos amigos, estamos começando um caminho de partilha que nos ajudará a “falar em formação” tendo como objetivo refletir sobre as luzes e sombras, os desafios e as perspectivas da formação religiosa/sacerdotal na Igreja e na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos). 

Partilho com vocês vivências, impressões, idéias, conceitos, medos e esperanças a fim de que possamos pensar juntos sobre o caminho de formar discípulos missionários de Jesus Cristo a serviço do Reino na vida consagrada e na vida sacerdotal.

Neste espaço de partilha e diálogo, procuraremos nos confrontar de modo particular com os desafios e as perspectivas da nossa formação dehoniana. Buscarei colocar “na mesa da reflexão” temas, perguntas e fatos da vida da Igreja e da nossa Congregação com os quais estamos nos confrontando aqui em Roma. Porém, sempre na medida do possível, terei em mente a nossa vida e missão dehoniana para que possamos aprofundar o que significa a nossa formação, que consiste na incorporação progressiva numa Congregação que procura “seguir a Cristo segundo o carisma do Fundador Padre Leão Dehon” (cf. Constituições SCJ nn. 1-85).

Estamos realizando desde setembro de 2013 mais uma edição do Curso de Formadores Dehonianos no Colégio Internacional Leão Dehon em Roma. Este curso é uma proposta de capacitação para o serviço formativo destinado aos dehonianos que já trabalham como formadores ou que assumirão esta função nas respectivas Entidades (Províncias, Regiões, Distritos) da nossa Congregação SCJ.

A nossa “turma” de formadores é composta pelos confrades Pe. Artur (Moçambique), Pe. Cyrille (Camarões), Pe. Haryanto (Indonésia), Pe. Leo (Indonésia), Pe. Patrick (Filipinas), Pe. Rechie (Filipinas), Pe. Christy (Índia), Pe. Jean-Claude (Congo), Pe. Joseph (Índia), Pe. Lukasz (Polônia), Pe. Phong (Vietnam), Pe. Ricardo (Portugal) e por mim, único brasileiro do grupo.

messa-corso di formatori (18)

De setembro de 2013 a fevereiro de 2014 realizamos a primeira etapa do curso que se desenvolveu aqui no Colégio Internacional na qual trabalhamos as dimensões da formação dehoniana, da teologia da Vida Consagrada e da formação ao discernimento vocacional e acompanhamento pessoal. Agora estamos fazendo a segunda etapa do curso que se dá com o Curso de Formadores promovido pela Universidade Pontifícia Salesiana que está na sua 29ª edição.

Bem… Estamos apenas no começo! Então, como sempre nos lembra Papa Francisco, “Avante, sempre!”

E para começar este nosso “caminho” e motivar o nosso “falar em formação”, termino esta nossa primeira postagem recordando o que escreveu São Paulo aos Filipenses: “Seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente” (Fl 3, 16).

Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ

Colégio Internacional Leão Dehon – Roma

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s