BRE: Reflexão XVII Domingo do Tempo Comum – “Jo 6,1-15: Eucaristia não é picnic!”

1picnic

Por: Dom André Vital Félix da Silva, SCJ

Texto também disponível em: dehonianosbre.org

Pode parecer estranho que neste Domingo a liturgia nos apresente uma perícope do Evangelho de João, interrompendo assim a leitura de Marcos, o evangelho do Ano B que estamos seguindo. Porém, se considerarmos a leitura continuada de Marcos, a perícope seguinte à do domingo passado (Mc 6,30-34) trata justamente do mesmo tema: A multiplicação dos pães e dos peixes(Mc 6,35-44).

Uma vez que o evangelho de João, na dinâmica do ciclo dominical trienal, não tem um ano próprio, não se pode perder a riqueza desse evangelho, por isso, a liturgia o insere em alguns momentos, sobretudo quando apresenta uma narração paralela ou complementar à temática do evangelho em voga. No caso presente, preferiu-se a narrativa joanina da multiplicação dos pães e dos peixes por causa dos seus aspectos mais desenvolvidos e de maior alcance simbólico e teológico. Ademais, Jo 6 é uma síntese do ministério de Jesus na Galileia; contém uma das mais altas revelações a respeito de Jesus.

Destarte, interessa à comunidade cristã para o seu crescimento espiritual não apenas saber que Jesus multiplicou pães e peixes, ou mesmo que tenha realizado tantos outros milagres, mas é imprescindível saber qual o significado da sua missão e quem Ele é verdadeiramente, só assim poderá optar por segui-lo ou abandoná-lo, como acontece no final do capítulo 6 (v. 67).

2cristo

Exceto o Domingo da celebração da Assunção de Maria (que este ano tomou o lugar do XX Domingo do Tempo Comum), a liturgia dedica quatro domingos seguidos à leitura dos principais trechos de João 6 (XVIII – XIX – XXI). Por conseguinte, a narração da multiplicação dos pães e dos peixes torna-se ponto de partida para um grande discurso de revelação de Jesus. No esquema de João, esse é o 4º sinal (de um conjunto de 7), portanto está no centro e, por isso, adquire uma importância ímpar. Na introdução da narração (6,1-4), encontramos já a sua chave de leitura: Jesus realiza o novo êxodo: “Atravessa o mar de Tiberíades… Uma multidão… Sobe a montanha… Estava próxima a páscoa dos judeus”. Com essas informações, João apresenta Jesus como o definitivo Moisés, que conduziu o povo através do mar, e subiu o Sinai para receber a Lei (cf. Ex 19,1s). Assim, também Jesus atravessa o mar e sobe a montanha.

 3pascoa

Jesus, ao inaugurar o novo Êxodo, conduz aquela multidão, que obrigatoriamente deveria ir a Jerusalém para a celebração da Páscoa (cf. 2,13; 11,55; Lc 2,41), numa outra direção a fim de libertá-la do jugo das instituições judaicas. Ao invés de Jerusalém, o povo é conduzido para a outra margem do mar da Galileia.

No corpo da narração (6,5-13), o evangelista apresenta a multiplicaçãodos pães como símbolo e prefiguração do banquetepascalque no culto cristão é a Eucaristia. Diferentemente dos sinóticos que narram a instituição da Eucaristia no contexto da última ceia de Jesus, às vésperas da paixão, o IV evangelho antecipa o tema da Eucaristia para a primeira parte do seu escrito a fim de desenvolvê-lo longamente no discurso do pão da vida. Isso lhe permitiu “omitir” a narração da instituição no seu contexto natural, mas, por outro lado, deu ênfase a um de seus fundamentais aspectos (o serviço) com a narração do lava-pés (Jo 13,1s).

Os gestos de Jesus explicitamente descritos no sinal (6,11: tomar, dar graças, entregar) são indícios claros da intenção do evangelista de colocar a multiplicação dos pães em relação estreita com a Eucaristia.

Confrontando este versículo com as narrações da última ceia (Mc 14,22 e paralelos), encontramos o idêntico verbo “dar graças” (grego: eucharistein,agradecer), que na tradição antiga tinha já um claro significado eucarístico. Enquanto João sublinha que é Jesus quem toma os pães e dá aos presentes, nos sinóticos não é Jesus quem distribui o pão multiplicado, mas os discípulos. Esta formulação joanina sugere uma interpretação sacramental do sinal dos pães, porque aqui é o Mestre que distribui, como acontece nos sinóticos na ocasião da última ceia. Mesmo não nomeando o terceiro gesto eucarístico (partir, fracionar), a solene recomendação: “Recolhei os pedaços que sobraram” (grego klasma, pão em pedaços) e a obediência à palavra: “Recolheram os pedaços…” evidenciam o gesto de “partir”, também fundamental para a Eucaristia.

4multiplicacao

Geralmente encontramos a tradução “recolhei”, porém o verbo grego é mais expressivo (sunago: ir junto, reunir), e do ponto de vista simbólico é uma alusão clara à assembleia que se reúne para a Eucaristia, pois é o sacramento que dá a identidade da Igreja, expressando a sua unidade fundamentada na comunhão.

A conclusão (6,14-15) corrige toda a tentação de ver na multiplicação dos pães e dos peixes uma surpreendente mágica ou mesmo uma ardilosa técnica de um líder habilidoso, que sabe dar dicas de como fazer um picniconde só alguns levaram o alimento e todos precisam comer: “Quando notou que queriam fazê-lo rei, Jesus retirou-se de novo…”.  O sinal não pode ser identificado como fruto de poderes mágicos e mirabolantes para garantir público de bajuladores e interesseiros, nem mesmo ser reduzido a um horizontalismo racionalista que esvazia o mistério e torna compreensível a ação do taumaturgo. A multiplicação dos pães é sinal, aponta para uma realidade ainda maior do que a resolução do problema da fome do pão material. Nos próximos domingos o próprio Jesus nos conduzirá ao nível mais profundo do que Ele realizou multiplicando pães e peixes.

5eucaristia

domandrevital

Dom André Vital Félix da Silva, SCJ. Bispo da Diocese de Limoeiro do Norte – CE. Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Esse post foi publicado em Reflexão dominical. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para BRE: Reflexão XVII Domingo do Tempo Comum – “Jo 6,1-15: Eucaristia não é picnic!”

  1. Valéria Lopes disse:

    Dom André Vital: é impressionante o seu conhecimento e domínio dos textos sagrados!
    A cada exegese dominical nos sentimos cada vez mais tocados e chamados ao seguimento de Jesus!
    Mal parafraseando, felizes os que podem compartilhar da sua convivência e pregações!
    Tenho muita saudade dos tempos em que pude desfrutar das suas magníficas aulas no Seminário Arquidiocese da Paraíba!!!
    Que Deus continue lhe iluminando e protejendo!
    Nós, leigos, como Igreja, precisamos muito de verdadeiros apóstolos de Deus, como o senhor!
    Abraços fraternos.
    Sua bênção.

Deixe um comentário