II Encontro de Irmãos Latino Americano SCJ, em Santiago do Chile

irmãos.jpgAconteceu em Santiago do Chile, nos dias 26 de junho ao 01 de julho, o II Encontro dos irmãos SCJ latino-americano. Participaram deste encontro confrades da Venezuela (1), Argentina (1), Chile (2), Equador (1) e Brasil (4)., foram dias de muita alegria, convivência fraterna. Fomos muito bem acolhidos pela província Chilena, na pessoa do Provincial Pe. Jonnhy Li; posso afirmar que nos sentimos em casa, pois partilhamos aquilo que temos em comum, isto é, o nosso carisma dehoniano.

Uma vez mais confirmamos a necessidade desses encontros, trata-se na realidade de uma instância de Formação Permanente. Neste segundo encontro aprofundamos nossa espiritualidade, nosso carisma e nossa identidade de irmãos religiosos. Participaram deste encontro 9 irmãos religiosos SCJ. O irmão mais jovem tinha 31 anos e o mais experiente tinha 74 anos. Acreditamos que a palavra chave deste encontro haja sido HUMANIZAR.

ir. jaco

Ir. Jacó Cavalcante SCJ da Província Brasil Recife, que também participou do II Encontro Latino Americano de Irmãos SCJ

O povo de Deus hoje deseja que nós sejamos TESTEMUNHAS VIVAS DE HUMANIDADE, já que vivemos numa sociedade desumanizada e despersonalizada, na qual abundam pessoas analfabetas emocionalmente e superconectadas nas redes sociais, porém desconectadas da realidade.

Evidentemente, Isso nos faz reconhecer que, como homens consagrados, somos chamados a CRISTIFICAR nossos corações e anunciar a dignidade e a humanidade que nos ensina o Santo Evangelho a partir da parábola do Bom Samaritano, que por sua vez, é o modelo de ser humano que queremos viver e anunciar com nossa forma peculiar através da Pedagogia do Coração (Encontro), que está fundamentada no Sagrado Coração de Jesus e na experiência de fé de Padre Leão Dehon.

De fato, esta pedagogia cordis nos anima a ser testemunhos de disponibilidade, de escuta, de fraternidade, de encontro, de solidariedade, de reparação e comunhão. Devemos, portanto, anunciar até os confins do mundo a Jesus Cristo Reparador, Ele que nos concede a HUMANIDADE em plenitude.

Que o Senhor da Messe envie mais operários para esta missão tão linda de sermos religiosos do Coração de Jesus!

Por: Ir. Jacó Cavalcante SCJ

FB_IMG_14996464721223532.jpg

O Irmão Jacó Cavalcante é formado em Filosofia, História e Teologia. Pós-Graduado em Gestão Educacional. Exerce seus trabalhos Pastorais na Paróquia de São José, em Campina Grande-PB.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s