Encontrão Vocacional Dehoniano: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

Em seguida ouvi a voz do Senhor que dizia: quem ei de enviar? Quem irá por nós? Ao que respondi: Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

Encontrão Vocacional Dehoniano.png

Foi num misto de desafios, alegrias e encantos que muitos vocacionados se deslocaram de suas casas em busca do Tesouro que se deixa encontrar. As mochilas nas costas, os sonhos e questionamentos dos corações e os olhares nos horizontes que as estradas desenham trouxeram 32 jovens para o Provincialado SCJ, no bairro da Várzea, nos dias 24, 25 e 26 de março de 2017.

Aos cuidados da Comissão Vocacional (DEVOC) esses jovens puderam viver a experiência do convívio com o Senhor que diz: “segue-me!”. Nas orações, refeições, partilhas de vida entre si, palestras e no lazer, Deus lhes falou como a amigos do Coração. Iniciamos o Encontrão Vocacional nas vésperas da solenidade da Anunciação do Senhor. Data marcante para a vida da Igreja, pois é a celebração de um dos pilares de nossa fé, a encarnação do Verbo; e, também, de riqueza memorial para nossa Congregação pelo Batismo do Pe. Dehon. Dessa solenidade nosso fundador tirou as grandes intuições que fundamentam a espiritualidade dehoniana: o “ecce venio” e o “ecce ancila”.

IMG-20170326-WA0061

Esse encontrão foi pensado para ser um instrumento de animação e incentivo às vocações dos muitos jovens que têm nos procurado, para que sintam crescer a chama do chamado à consagração plena da vida. No dia 24, iniciamos as primeiras atividades do encontrão com o jantar e logo depois uma acolhida oficial, preparada pelo Pe. Josemar, em nome da Comissão Vocacional. O primeiro momento foi concluído com a celebração da Solenidade da Anunciação do Senhor.

No dia 25 pela manhã, depois da adoração e café, propomos duas reflexões: a vocação cristã e a vida religiosa e o sacerdócio. Na primeira reflexão, o Pe. Gimesson, scj procurou mostrar que a raiz de toda vocação é sempre o encontro pessoal com a pessoa de Jesus e que só quem adere a Ele, tornando-se cristão pelo batismo, pode ousar trilhar um caminho de consagração posterior. Já na segunda reflexão, o Pe. Carlos Fred, scj apresentou os vários aspectos da vida religiosa consagrada e do sacerdócio como sendo vocações que possuem características próprias, mas estão profundamente conectadas.

P_20170325_085637_vHDR_Auto P_20170325_102355_vHDR_On

À tarde do mesmo dia foi reservado um momento de lazer na piscina do Colégio Paroquial, em Paratibe – Paulista. Já a noite foi coroada com a missa, jantar e recreio fraterno no Centro Vocacional SCJ Norte, em Jardim Paulista – Paulista. Foi uma ocasião para os vocacionados interagirem com nossos aspirantes e postulantes e verem um lugar onde poderão habitar em um futuro próximo.

P_20170325_160939_vHDR_On  P_20170325_161838_vHDR_Auto

P_20170325_190318_vHDR_Auto_1  P_20170325_195342_vHDR_Auto

No dia 26 iniciamos o dia com a adoração e continuamos as reflexões para discernimento, agora direcionadas ao conhecimento da Congregação. No primeiro momento o Fr. Vando Marques, scj falou sobre quem é o Pe. Dehon, expondo alguns traços de sua vida e vocação. Logo depois, o Fr. Valdinã, scj falou sobre a espiritualidade e o carisma SCJ mostrando toda a beleza e os desafios que existem para quem deseja consagrar a vida na família dehoniana.

P_20170326_103738_vHDR_Auto_1

O encontrão foi concluído com a celebração da eucaristia presidida pelo Superior Provincial, Pe. Carlos Alberto, scj, que manifestou a alegria da Congregação por estar recebendo tantos jovens em um encontro de despertar e animação vocacional. Ele lembrou que cada vocacionado pode sentir-se como o jovem Davi que foi ungido Rei de Israel não por ser o maior, mais forte e mais capaz dentre seus irmãos, mas por pura graça de Deus em seu favor.

P_20170326_122030_vHDR_Auto

No almoço de enceramento já era possível ver rostos e olhares de saudades dos momentos vividos, mas também sorrisos e conversas alegres de jovens que se tornaram companheiros de caminhada; jovens que começam a sonhar um sonho comum de abraçar a vontade do Coração de Cristo, na esperança de poderem um dia dizer: “eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

download

Fr. Vando Marques Gomes, scj

Provincialado SCJ / Várzea – Recife – PE.

Comissão Vocacional (DEVOC).

Esse post foi publicado em Notícias, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s