Celebração Da Natividade Do Pe. Dehon e Dia Das Vocações Dehonianas

IMG-20170317-WA0066.jpg

No dia 14 de março de 2017 no Centro Vocacional SCJ Norte, na cidade de Paulista – PE, foi celebrada na Província Brasil Recife a festa da natividade de nosso fundador: Pe. João Leão Dehon. Foi um dia marcado pela fraternidade e pelo resgate de aspectos importantes da vida desse servo de Deus que ofereceu à Igreja a preciosidade do carisma do amor e da reparação quando criou a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. Foi particularmente um dia de ação de graças pela vida e vocação desse homem que continua inspirando jovens e adultos com seu testemunho de contemplação do Coração aberto de Cristo e de dedicação ao serviço social como expressão profunda da vivência do Evangelho.

Muitos confrades se fizeram presentes nesse momento fraterno! O marco inicial foi a palestra do Pe. Gimesson, scj que apresentou alguns traços da vida e do crescimento vocacional do Pe. Dehon, mostrando a importância de celebrar a memória do fundador em espírito de louvor, ação de graças e reconhecimento da inspiração que ele deixou para nós que trilhamos o caminho religioso como continuidade de seus passos. O Pe. Gimesson, scj ressaltou ainda que o caminho vocacional trilhado pelo Pe. Dehon diz respeito à disponibilidade de reconhecer, acolher e responder com docilidade ao chamado divino durante todas as etapas de sua vida.

IMG-20170317-WA0082.jpg  IMG-20170317-WA0107.jpg

Terminada a palestra foi celebrada a eucaristia, presidida pelo Superior Provincial, Pe. Carlos Alberto da Costa Silva, scj, na capela de Santo Antônio (anexa ao Centro Vocacional SCJ). Na celebração, além dos padres, frateres, postulantes, aspirantes e propedeutas, estiveram presentes muitos leigos e benfeitores do seminário. Em sua homilia o Pe. Carlos Alberto iniciou recordando o grande desejo que o Pe. Dehon tinha de ser missionário e mártir e que acabou por se concretizar, de certa forma, na vida e missão de seus filhos religiosos espalhados pelo mundo. Em cada dehoniano missionário e em cada um que morreu por causa das missões em terras desafiadoras o Pe. Dehon pôde perceber seu próprio coração experimentando tais realidades. O Pe. Carlos lembrou ainda que em nossos dias atuais a Congregação recoloca o desafio de caminharmos em direção às novas frentes de missão que vêm surgindo e, por fim, afirmou que festejar o nascimento do Pe. Dehon é celebrar o novo que precisa nascer em cada um de nós hoje. É por isso que esse é um dia dedicado especialmente às vocações dehonianas!

IMG-20170317-WA0048.jpg  IMG-20170317-WA0056 (2).jpg

Concluída a celebração eucarística todos foram convidados para o almoço, expressão singela da comunhão nas alegrias da vida traduzida na partilha dos alimentos sobre a mesa. Em todos os momentos desse dia festivo percebemos as marcas visíveis do “sint unum” que o “ecce venio” do Pe. Dehon nos deixou com sua história de entrega depois do encontro de seu coração com O Coração que sempre o inspirou.

IMG-20160813-WA0014

Fr. Vando Marques Gomes, scj

Provincialado SCJ – Várzea – Recife – PE

Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s