BRE: Reflexão VI Domingo Tempo Comum – “Mt 5,17-37: Justiça do Reino: mais do que uma letra!”

decalogo

Por: Pe. André Vital Félix da Silva, SCJ

Texto também disponível em: dehonianosbre.org

Para Mateus, Jesus é o verdadeiro Mestre da justiça. Apesar de ser muitas vezes acusado de transgressor dos mandamentos, Ele mesmo declara: “Não penseis que vim abolir a lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento”. Nesta afirmação de Jesus, não encontramos apenas uma defesa de si mesmo e de seus ensinamentos, mas a denúncia de algo mais grave: a tentativa de alguns mestres da Lei e fariseus de destruir o próprio fundamento dos mandamentos, uma grande ameaça à vida. Pois, fazendo muitas manobras interpretativas, abandonavam o núcleo fundamental da Lei para aplicá-la (fazer justiça) de acordo com seus interesses, favorecendo suas posturas de dominação ideológica, religiosidade hipócrita e atitudes demagógicas, como denunciará mais adiante o próprio Jesus: “Amarram pesados fardos e os põem sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos nem com um dedo se dispõem a movê-los” (Mt 23,4). Diante dessa tentativa de destruição da Palavra de Deus por parte dos mestres da lei e dos fariseus, Jesus lança aos seus discípulos o grande desafio: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus”.

Encontramos no evangelho de hoje, de forma muito didática, como Jesus faz essa denúncia. Primeiramente, afirma que a Lei de Deus não é um conjunto de mandamentos isolados, aplicados casuisticamente, manipulados de forma arbitrária a ponto de serem moldados segundo algumas situações particulares, justificando uma aplicação distorcida da Lei. Mas a Lei de Deus tem um fundamento único, que dá coerência a todos os mandamentos e, portanto, nem um iota pode ser mudado. Não se trata de fundamentalismo, mas de reconhecer o fundamento da Lei, como expressão da vontade de Deus, que deve ser conhecida e praticada, a fim de que a vida seja respeitada e preservada como valor absoluto.

iud

Quando Jesus afirma que nada pode ser mudado da Lei, nem um iota, nem mesmo um tracinho, está afirmando que esfacelar a Lei é o primeiro passo para desintegrá-la, enfraquecê-la e, por conseguinte, destruí-la. O Mestre não fez referência à letra iud (grego iota) simplesmente por ser a menor letra do alfabeto hebraico, mas por seu profundo significado. Ela é a décima letra do alfabeto hebraico, isto significa uma referência à totalidade dos dez mandamentos (É uma pena que, na maioria das vezes, se traduza genericamente por “uma só letra ou vírgula”). Portanto, tirar um só mandamento, é ferir a unidade indissolúvel da Lei, que se resume no amor a Deus e ao próximo com expressões bem concretas. Para provar que não veio destruir a lei, mas levá-la a pleno cumprimento, Jesus recupera o seu verdadeiro significado fazendo a releitura de alguns dos mandamentos. Começando pelo 5º Mandamento (Não matarás), que está no centro do decálogo, Jesus dá a chave de leitura para todos os outros: a vida que deve ser respeitada como principal dom de Deus. Matar, cuja punição é a morte eterna, não significa apenas acabar com a vida física de alguém, mas implica todo o processo de destruição da pessoa nas suas várias dimensões (física, moral, espiritual, social), não excluindo até a morte do assassino, que tomado de cólera, já começa por destruir-se a si mesmo. Matar também significa tratar o irmão como patife (aramaico “raqa”: cabeça oca) ou tolo (grego morós: idiota).

palhaco

Uma das responsabilidades dos mestres da Lei era justamente instruir o povo com os Mandamentos, a fim de que se tornasse um povo sábio e inteligente que sabe fazer escolhas acertadas, que não se deixa confundir e enganar, que orientando-se pela Palavra de Deus, opta por escolher a vida e não a morte (cf. Dt 30,15s). Os mestres conheciam este seu dever: “Observareis os mandamentos de Javé vosso Deus tais como vo-los prescrevo… Portanto, cuidai de pô-los em prática pois isto vos tornará sábios e inteligentes aos olhos dos povos” (Dt 4,2.6). Deixar o povo na ignorância, sem o verdadeiro conhecimento dos mandamentos, era aprisioná-lo, levando-o à morte. Portanto, Jesus denuncia este pecado dos fariseus e mestres da Lei relacionando-o com o mandamento de “Não matarás”. Tratar as pessoas como imbecis ou tolas é negar-lhes o direito de conhecer a verdade, enganando-as com práticas pseudo-religiosas infantilizadoras; anestesiadas por um sentimentalismo sem um mínimo de racionalidade, são impedidas de amadurecer na fé, e tornar-se menos dependentes de guias-cegos. O individualismo da prática religiosa é também uma forma de matar o irmão. Jesus dá um exemplo concreto de como se faz isso: agindo de forma hipócrita, isto é, apresentar-se diante de Deus buscando a comunhão com Ele, sem estar em comunhão com o irmão.

espiar

Intimamente relacionado ao “Não matarás” está o “Não cometerás adultério”. Um mandamento que não diz respeito apenas à fidelidade conjugal, mas à própria aliança com Javé. Aliança que está fundamentada numa atitude de doação, que exige integridade, fidelidade e amor incondicional. O adultério destrói todas essas condições para se viver o amor de forma autêntica, na liberdade e na corresponsabilidade. Contudo, a infidelidade é consequência de um processo de destruição da Lei de Deus, por isso, mais uma vez Jesus vai apresentar a raiz do pecado, que não está no ato em si, mas já nas atitudes que são cultivadas no coração, centro das decisões, e que consequentemente levam à prática do adultério. Olho e mão (direitos) simbolizam todo o ser humano na sua capacidade de conhecer (olho) e agir (mão). O povo que conhece a Lei de Deus sabe como deve se comportar. Mas se o olhar estiver desviado para outro lugar, as consequências desastrosas serão inevitáveis. A infidelidade do povo era esquecer o que os seus olhos tinham visto e, por isso, buscava outros deuses (idolatria: adultério). O Deuteronômio já advertia: “Apenas fica atento a ti mesmo! Presta muita atenção em tua vida, para não esqueceres das coisas que os teus olhos viram, e para que elas nunca se apartem do teu coração… Ensina-as aos teus filhos” (Dt 4,9). A infidelidade do povo muitas vezes era consequência da infidelidade dos mestres em relação à sua missão de fazê-lo conhecer os mandamentos de Deus. Por fim, Jesus retoma um dos mandamentos relacionados ao amor a Deus (“Não tomar seu nome em vão”): “Não jurarás falso, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor”. O juramento era uma atitude de arrogância do homem que tomava Deus como testemunha dos seus atos, quando na verdade, é o homem que deve ser testemunha das ações de Deus. Portanto, a fidelidade à aliança (6º Mandamento) e o compromisso com a vida (5º Mandamento) serão o modo de o homem testemunhar o seu sim ou seu não diante de Deus. Todas as vezes que o homem fizer tentativas de distorcer a Palavra de Deus, cujo intérprete é o seu Filho, está colaborando com o Maligno, cujo projeto é destruir a vida, começando com a desintegração da Palavra de Deus, confundido as mentes com ideologias de morte e esvaziando a cabeça das pessoas para fazê-las imbecis (raqa), presas de fácil dominação.

simnao

Padre Andre

Pe. André Vital Félix da Silva, SCJ. Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Professor nos Seminários de Campina Grande-PB, Caruaru-PE e João Pessoa-PB. Membro da Comissão Teológica Dehoniana Continental – América Latina (CTDC-AL).

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para BRE: Reflexão VI Domingo Tempo Comum – “Mt 5,17-37: Justiça do Reino: mais do que uma letra!”

  1. Itamar disse:

    pe André suas reflexões são sempre um grande aprendizado e de fácil compreensão, mesmo para nós leigos.
    Que Deus te abençoe e te ilumine sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s