BRE: CRB e Diocese de Caruaru promovem manhã de reflexão sobre o Ano da Vida Consagrada

DSCN0896

Aconteceu no sábado 05 de setembro passado uma manhã de reflexão sobre o Ano da Vida Consagrada, promovida pela CRB (Núcleo Caruaru) e a Diocese de Caruaru-PE. Com a participação de mais de trezentas pessoas, entre as quais, religiosos e religiosas, clero diocesano e membros de Novas Comunidades, o encontro aconteceu no auditório da FAFICA (Faculdade de Filosofia de Caruaru), e contou com a presença do Prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, que falou sobre o Ano da Vida Consagrada, seus desafios e esperanças: retorno às origens, vida fraterna e diálogo com a cultura. Destacou a necessidade de os consagrados empreenderem um caminho de renovação onde o vinho novo seja colocado em odres novos: seguimento de Jesus como essencial, a vida comunitária como lugar de vivenciar o amor e a autoridade e poder como serviço de comunhão e unidade.

DSCN0947

Pe. André Vital, scj, também foi convidado para dar uma palestra sobre o Decreto Perfectae Caritatis, documento do Concílio Vaticano II sobre a conveniente renovação da Vida Religiosa, os princípios fundamentais para tal renovação: esta deve acontecer não apenas nos aspectos externos, mas sobretudo na dimensão espiritual. A renovação da Vida Consagrada deve orientar-se por dois princípios importantes: continuidade estrutural e descontinuidade conjuntural.

Na ocasião, Pe. André Vital fez o lançamento de um livro de sua autoria: “Em Busca do já encontrado. Vida Consagrada: Alegre Peregrinação”. Reflexões bíblicas sobre a Vida Consagrada, que deve ser antes de tudo testemunho de alegria, como tem insistido o Papa Francisco.

DSCN0920

O Bispo diocesano Dom Bernadino Marchió encerrou a manhã de reflexão manifestando a sua alegria e contentamento por ocasião do significativo evento, ressaltando a importância da Vida Consagrada na Igreja e, particularmente, na sua diocese.

DSCN0818

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para BRE: CRB e Diocese de Caruaru promovem manhã de reflexão sobre o Ano da Vida Consagrada

  1. Ivanúzia disse:

    Parabéns! Pe. André, fiquei curiosa para ler seu livro.

  2. Itamar disse:

    Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! ( Sl 33,9) Parabéns Pe. André! Que Deus proteja todos vocês… e continue lhe iluminando com suas belas reflexões.
    Tenha um bom dia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s