BRE: Dehonianos são “canais” de amor de Cristo, afirma o Papa Francisco

SCJCidade do Vaticano (RV) – Francisco recebeu na manhã desta sexta-feira (05/06) os sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (dehonianos) que participam do Capítulo Geral da Congregação.

O Papa saudou o novo Superior-Geral, Pe. Heiner Wilmer, que foi eleito durante o Capítulo, e todos os dehonianos que atuam, muitas vezes em condições difíceis, em diversas partes do mundo.

Ação pastoral

Em seu discurso, o Pontífice deu algumas sugestões para a ação pastoral dos sacerdotes, inspirado pelo tema do Capítulo: “Misericordiosos, em comunidade, com os pobres”.

Como religiosos, observou, “vocês são chamados a serem misericordiosos. Trata-se, antes de tudo, de viver em profunda comunhão com Deus na oração, na meditação da Sagrada Escritura, na celebração da Eucaristia, para que toda a nossa vida seja um caminho de crescimento na misericórdia de Deus”.

A seguir, Francisco falou da vida em comunidade, e indicou o exemplo do fundador, Pe. León Dehon, para reencontrar a razão mais profunda da sintonia espiritual entre os dehonianos, ressaltando que o esforço de renovação do Instituto abraça necessariamente a “solicitude” pela situação de cada religioso.

Missão dos Dehonianos

“A misericórdia é a palavra-síntese do Evangelho, podemos dizer que é a ‘face’ de Cristo. E o Senhor os chama a ser ‘canais’ deste amor, em primeiro lugar para com os últimos, os mais pobres, que são os privilegiados a Seus olhos. Deixem-se continuamente interrogar pelas situações de fragilidade e pobreza com as quais entram em contato, e tentem oferecer de maneira mais adequada o testemunho de caridade que o Espírito infunde em seus corações.”

O Papa indicou ainda o “estilo da misericórdia” para que os religiosos se abram às necessidades atuais e operem nos novos areópagos da evangelização, privilegiando as realidades que revelam os sintomas das doenças da sociedade de hoje.

Francisco concluiu seu discurso fazendo votos que as orientações elaboradas pelo Capítulo Geral guiem o Instituto a prosseguir com generosidade o próprio caminho, na estrada traçada pelo fundador e pelos dehonianos que viveram sua vida a serviço do Evangelho.

BRE Papa

Dehonianos da Província Brasil Recife-BRE, que participaram da audiência com Papa.

O Capítulo Geral teve início no dia 17 de maio e se encerra neste sábado, 6 de junho.

Fonte: RV

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s