BRE: Distrito do Uruguai – SCJ, sedia Reunião dos Superiores Maiores da América Latina

Aconteceu do dia 23 ao dia 27, o Encontro de Superiores Maiores da América em Montevideu, Uruguai. Vários elementos foram tratados neste encontro, entre eles Missão, Formação, Família Dehoniana, Justiça e Paz e a Comissão Internacional de Teologia da SCJ. O Pe. Carlos Alberto SCJ, Provincial da BRE, participou deste encontro e conta para nós tudo  que lá aconteceu.

01 Brasão-da-Congregação

Do dia 23 ao dia 27 aconteceu em Montevideu, Uruguai, numa casa de retiros dos jesuítas, a reunião anual dos Superiores Maiores.  Ao chegarmos ao Uruguai fomos recebidos na comunidade SCJ de El Pinar. Estiveram presentes os Provinciais das Províncias do Brasil (BRE, BSP, BRM), da Argentina, do Chile, das Regiões do Maranhão e Venezuela e dos Distritos do Paraguai, Uruguai e Equador.

O primeiro assunto tratado foi como ajudar o Distrito Uruguai, mas como há a impossibilidade de ajuda de pessoal antes de 2017 se solicitará a colaboração do Governo Geral para se encontrar uma solução, pois o Distrito precisa de ajuda imediata. Depois, tratamos de vários nomes como possíveis candidatos nossos a comporem o futuro Governo Geral. Informamos nossos pares de como foram os nossos capítulos e sobretudo as decisões em relação à missão. Foi com grande alegria que constatamos o desenvolvimento da missão conjunta do Paraguai sob a direção da BRM, onde estão presentes confrades do Equador, Chile, Uruguai, BSP, BRM.

Superiores

Superiores Maiores SCJ da América Latina

Também fomos informados de como anda bem o escolasticado de Caracas, na Venezuela, que é de língua espanhola e tem fratres de várias Entidades. Falamos dos encontros agendados para o ano de 2015: Encontro de Formadores, na Venezuela e encontro de Irmãos, na Argentina, bem como o que pediram dos Superiores os encontros formativos anteriores de Família Dehoniana, Justiça e Paz e a Comissão Internacional de Teologia da SCJ. Lembramos a necessidade de efetivar a comissão de acompanhamento dos fratres tirocinantes na missão.

Próximo Encontro

Por fim, ficou programado que o próximo encontro dos Superiores maiores acontecerá em Roma nos dias anteriores ao Capítulo Geral. No último dia tivemos um momento de formação dado pelos padres José Dominguez do Equador e Carlos Caamano da Venezuela a partir da agenda formativa da CLAR. Ainda tivemos um momento para visitamos as comunidades da Gruta e do Borro, onde nossos padres trabalham em Montevideu e tomamos um sorvete no centro histórico da cidade, junto à Catedral. Assim concluímos nossos trabalhos e voltamos aos nossos países.

Foram dias de convivência congregacional muito bons, rezamos juntos, conversamos, trocamos idéias e também “confradeamos”. A casa do encontro favoreceu nossa convivência e o clima fresco estava agradável. Valeu à pena.

Nova Imagem (5)

Pe. Carlos Alberto da Costa Silva SCJ – Superior Provincial da BRE

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s