BRE: Religiosos refletem sobre reestruturação da Vida Consagrada em vista da missão

Religiosos refletem sobre reestruturação da Vida Consagrada em vista da missão

Reestruturar a Vida Consagrada em vista da missão e avançar em processos de humanização deste estilo de vida,  é o assunto que  levou a Buenos Aires, esta semana, de 10 a 12,  84 religiosos e religiosas (superiores gerais, provinciais ou representantes de congregações), vindos de 16 países da América Latina e Caribe e entre estes, Itália e EUA. O evento teve como tema “A humanização da Vida Consagrada e sua saída missionária, com modelos alternativos de missão”.

A presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, participou do encontro e falou sobre o significado deste evento no contexto do  Ano da Vida Consagrada. “Ajudar as congregações na reconfiguração de estruturas da Vida Consagrada, justamente em busca de maior leveza, mais humanização  e mais envolvimento na missão. Este seminário ajudará as congregações a se
prepararem melhor no seu interno para maior eficiência e eficácia na missão”.

Irmã Inês acrescentou, também, que, às portas do Ano da Vida Consagrada,  é uma momento forte para que as congregações reflitam se realmente estão a serviço da missão ou voltadas para as nossas estruturas e ocupando muita gente em prol delas. “ O apelo do grupo era bastante forte neste sentido: Que seja uma Vida Religiosa voltada para a missão,i.é, para os pobres, os mais marginalizados e empobrecidos da nossa sociedade.

Ainda, de acordo com a presidente,  todas as congregações estão numa grande busca, também por estarem vendo seus membros mais reduzidos, falta de vocações e, por outro lado, se sentindo muito interpeladas com  o apelo Papa Francisco que nos chama a uma vida mais coerente, cheia de esperança, alegre, e que olhe para a missão ao invés de estar voltadas para as suas estruturas, ‘o seu próprio umbigo’.

“Vivemos um tempos de Kairós, pois a Vida Religiosa está se questionando sobre o que Deus quer dela através do tema do Ano da Vida Consagrada, ‘Vida Consagrada na Igreja hoje: Evangelho, Profecia e Esperança’ e com as exortações do Papa Francisco”,  concluiu.

Participou, também,  do Seminário, pela CRB Nacional, o religioso marista, membro da Diretoria Nacional da CRB, Irmão Joaquim Sperandio.

Fonte: CRB Nacional

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s