BRE: Programa “Inglês como Segunda Língua” dos dehonianos dos EUA

Programa “Inglês como Segunda Língua” dos dehonianos dos EUA 

SacredHeart 01 nws wood

A nossa missão evangelizadora se encarna na vida do mundo. Nele vivemos e buscamos construir o Reino de Deus participando da missão de Jesus Cristo. Marcado por profundas e rápidas mudanças, o mundo de hoje é uma aldeia global que nos permite tecer uma rede de relações para além das fronteiras culturais, sociais e linguísticas. Na riqueza da diversidade tentamos conversar e nos entender para criarmos unidade. Neste processo, apesar das legítimas críticas que possamos fazer, a língua inglesa (“the English language”) é um interessante instrumento de comunicação por ser “um idioma universalizado”, considerado inclusive como “segunda língua” em muitos países. Atentos a essa realidade globalizada que nos desafia, os dehonianos americanos oferecem há mais de uma década um programa de estudo do “inglês como segunda língua” para “ministros católicos” no “Sacred Heart Seminary and School of Theology”.

logo 1O “Sacred Heart Seminary and School of Theology” (SHSST) é um grande seminário em Hales Corners no estado de Wisconsin especializado na formação sacerdotal de homens acima dos 30 anos de idade. É uma obra educacional que faz parte do apostolado da Província Americana da nossa Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (SCJ/Dehonianos) e que há mais de 80 anos serve à formação sacerdotal e religiosa nos Estados Unidos. O SHSST é um complexo formado pela comunidade SCJ, pelos seminaristas e padres residentes e pelos estudantes da faculdade teológica. Nesta última se pode obter o grau de “Master of Divinity” ou “Master of Arts”. O SHSST se configura como um seminário “interdiocesano” e “intercongregacional” coordenado por nós dehonianos que acolhe seminaristas e formandos de várias dioceses e congregações dos EUA e do mundo. O seu foco pedagógico está na formação de estudantes adultos. No âmbito acadêmico, além do renomado curso teológico, destaca-se o “English as a Second Language (ESL) Program” (“Programa ‘Inglês como Segunda Língua’”) destinado a leigos, religiosos/as e ministros ordenados de diversos países que queiram aprender inglês.

O ESL é reconhecidamente um bom programa de estudo da língua inglesa que tem como objetivo a formação de “ministros católicos” (padres, seminaristas, religiosos/as, missionários/as e leigos/as) de diversas nacionalidades que desejam aprender esse idioma para um melhor desempenho da sua missão. O programa possui uma abordagem característica que ajuda na obtenção da competência linguística. Por isso enfatiza o uso apropriado da gramática, a habilidade efetiva na escrita e leitura, a pronúncia correta na conversação, a capacidade conjunta de escuta e fala e o conhecimento e integração multicultural.

 10570490_10202470949918358_250658018968435586_nO programa oferece uma atmosfera acadêmica silenciosa, boa estrutura de salas de aula, a possibilidade do uso de computadores e acesso à biblioteca da faculdade. Os professores são graduados e capacitados para ensinar a língua inglesa bem como atuar no Programa ESL. Estes dedicam uma atenção personalizada aos alunos a fim de avaliar o nível de assimilação do novo idioma e estimular o aprendizado. A interação com o seminário e a comunidade SCJ recebe um significativo destaque na pedagogia do programa. No contato com os seminaristas e os dehonianos americanos, o estudante é estimulado a “escutar, compreender e falar” o inglês. Neste sentido tem grande importância a participação na vida litúrgica com as Missas, a Adoração Eucarística e a Liturgia das Horas. Semanalmente também são realizadas visitas culturais a pontos históricos e turísticos para ajudar no conhecimento da vida americana e favorecer o contato com a vida social dos americanos.

O ESL Program acolhe sacerdotes, diáconos, religiosos/as, seminaristas e leigos/as de diversos países. Já passaram por aqui estudantes da Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Camarões, Chile, Colômbia, Espanha, Finlândia, França, Alemanha, Gana, Guatemala, Indonésia, Itália, Madagascar, México, Moçambique, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, República Democrática do Congo, República Dominicana, Ruanda, Taiwan, Venezuela, Vietnam entre outros.

A aldeia global é nosso campo de missão. Para que sejamos eficientes e eficazes no anúncio do Evangelho precisamos nos capacitar, pois a missão é de Cristo na graça do Espírito mas os agentes históricos atuais somos nós. No mundo que muda e cria novos espaços de comunicação, a língua inglesa é um instrumental que facilita a troca de informações e experiências abrindo portais de diálogo apesar da diversidade linguística. Como dehonianos queremos colaborar na capacitação de evangelizadores que buscam ter o inglês como um auxílio no desempenho do seu serviço. É neste sentido que estendemos o “English as a Second Language (ESL) Program” como um programa a serviço da missão.

Maiores informações sobre o “Sacred Heart Seminary and School of Theology” e o “English as a Second Language (ESL) Program” encontramos no site www.shsst.edu. 

daSilvaSCJ-GimessonEduardo

Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s