BRE: Luz e Alegria: Dia da Vida Consagrada

Luz e Alegria: Dia da Vida Consagrada

No dia da Vida Consagrada, nós Dehonianos assumimos o compromisso de ser sempre Luz e Alegria! Abaixo, segue a mensagem da CRB  Nacional para o dia da Vida Consagrada.

Vida Religiosa querida e cheia de graça:
pequena e também sujeita a todos os ventos,
realidade  frágil e forte; nunca terminada…
Segue adiante! No momento oportuno Ele faz novas sempre todas as coisas. (Ana Roy)

020214-vida-consagrada

 Queridas Irmãs, queridos Irmãos em todas as Comunidades Religiosas do Brasil!

 “Permanece Conosco”! (Lc 24,29)

À luz dos fortes impulsos recebidos ao longo da XXIII Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional e com o coração aquecido pela luz a Palavra de Deus, trazemos a vocês o abraço irmão e amigo neste “Dia da Vida Consagrada”.

Como discípulas e discípulos de Jesus, nós O sentimos a caminho conosco, recordando em nós um verdadeiro processo de conversão e impulsionando nossos passos no retorno corajoso, imediato e alegre ao primeiro compromisso de nossa vocação.

Neste “Ano da Fé”, fortalecemos o compromisso de sinalizar ao mundo o rosto amoroso de Deus, através da vivência testemunhal de nossos Carismas Congregacionais (Ir. Paulo Petry, presidente).

XXIII Assembleia Geral Eletiva

Brasília, 15 a 19 de julho de 2013

Mensagem Final 

Vida Religiosa querida e cheia de graça:
pequena e também sujeita a todos os ventos,
realidade  frágil e forte; nunca terminada…
Segue adiante! No momento oportuno Ele faz novas sempre todas as coisas. (Ana Roy)

 Nós, religiosas e religiosos, marcadas/os pela alegria da consagração e pela esperança, atendemos à convocação para a XXIII Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional, realizada em Brasília, no período de 15 a 19 de julho de 2013, com o tema: Vida Religiosa Consagrada Hoje – Identidade e Esperança e iluminadas/os pelo Lema: Permanece conosco! (Lc 24,29). Somos aproximadamente 500 participantes na Assembleia. Fomos convidadas/os a colocarmo-nos a caminho, fazendo o itinerário dos discípulos de Emaús.

No caminho, nos sentimos em comunhão com a Vida Religiosa Consagrada, presente em todas as regiões do Brasil e do mundo, em comunhão com a Igreja e com as diversas realidades, num tempo singular de mudanças paradigmáticas, pluralismo religioso, grandes manifestações nas ruas e emergência de novos sujeitos sociais e culturais.

Sob a luz da Palavra de Deus e atentas/os aos sinais dos tempos, fomos provocadas/os pelas reflexões e escuta da realidade da CRB, pelas partilhas e experiências da Vida Religiosa Consagrada, pela vida missionária no Haiti e na Amazônia, pelos clamores das juventudes que manifestam criativamente suas alegrias, lutas e desilusões; pelas/os religiosas/os que são capazes de doar a própria vida no compromisso com a missão. Nesse caminho fomos interpeladas/os a conversar sobre o nosso ser, sobre os nossos projetos, nossas perdas, nossos fracassos e nossas esperanças…

A companhia do Peregrino nos fez arder o coração e remeteu-nos à experiência da cruz como necessária à ressurreição. Ajudou-nos a perceber que a Vida Religiosa precisa manter a mística e a profecia como ressignificação do nosso ser em resposta de fidelidade a Deus e ao mundo diante dos novos apelos. EU SOU VIDA RELIGIOSA! Entre o findar de um dia e o início de uma noite, convidar o peregrino para que permaneça conosco foi expressão desejosa de um encontro mais profundo que envolveu o espaço do coração.

Na Partilha do Pão, Jesus se deu a conhecer e a alegria pascal nos envolveu. A Vida Religiosa Consagrada foi interpelada. Levanta-te e caminha! Reapropria-te da tua identidade! Anuncia ao mundo a alegria da Ressurreição!  Comunica com o coração, com as mãos e com os pés que Jesus crucificado e ressuscitado está em nosso meio e se deixa encontrar nos pobres.

Anuncia as nossas esperanças, nossas perspectivas e desafios: nosso comprometimento com o Reino, com a missão, a mística e a profecia, com a formação qualificada, com a intercongregacionalidade e a interculturalidade, com as Novas Gerações, o diálogo intergeracional e com a defesa da vida e dos seus direitos.

Expressamos nossa gratidão à Irmã Márian Ambrosio, idp e à Diretoria cessante pela generosidade do serviço dedicado a toda a Vida Religiosa Consagrada no Brasil. E acolhemos com igual gratidão a disponibilidade da nova equipe.

Que tenhamos a ousadia do Espírito e que, na releitura do caminho, possamos humanizar as relações, recriar a comunidade e, na certeza da Sua companhia, partir em missão.

Permanece conosco!

Que a Mãe Aparecida nos abençoe e proteja!

Brasília, 19 de julho de 2013

 Carto_Vida Consagrada_2014

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s