BRE: Província Brasil Recife celebra Ordenação Diaconal

Província Brasil Recife celebra Ordenação Diaconal

Ordenação

O fr. Luiz Alípio de Sousa Neto SCJ, será ordenado Diácono, no próximo dia 12 de agosto, dia do Venerável Padre Dehon, às 19h30, na Igreja Matriz da Paróquia Virgem Mãe dos Pobres, em João Pessoa-PB, pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Aldo di Cillo Pagotto SSS, Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba.

A nossa Província BRE se alegra em celebrar mais uma ordenação diaconal. Sabemos que o Fr. Luiz Alípio, vivenciará esta dádiva maravilhosa que é a diaconia. O diácono transitório recebe o grau da ordem para que inserido na comunidade eclesial, continue a sua preparação para o presbiterato. O Catecismo da Igreja, nos ensina que (CIC §1570), “cabe ao diácono, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobre tudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade”.

A Paróquia Virgem Mãe dos Pobres se alegra por fazer parte da história da BRE. Esta será a 2ª ordenação dentro das festividades da nossa Padroeira. Nesta mesma data, em 2013, tivemos a honra de celebrar a ordenação diaconal do Fr. José Daniel SCJ, e agora chegou a vez do jovem Luiz Alípio SCJ. Que a Virgem Mãe dos Pobres, interceda pelo Fr. Luiz Alípio SCJ, e por novas vocações religiosas e sacerdotais, concluiu o Padre Josenildo Cândido SCJ, Administrador da Paróquia Virgem Mãe dos Pobres e Conselheiro Provincial da BRE.

Caminhada Vocacional do Frater Luiz Alípio SCJ

Naturalidade

renovaçãoLuiz Alípio de Sousa Neto nasceu no dia 22 de março de 1986, na cidade de Sousa-PB. Terceiro filho do casal Carlos Luís de Sousa e Vera Lúcia Ferreira de Sousa. Foi batizado na Igreja de Sant’Ana em abril de 1990. Fez a primeira comunhão em dezembro de 1997 no Ginásio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.

Estudo Secundarista

Fez o primário na Escola Rotary Drº Tomáz Pirez e no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Concluiu o ginásio na Escola Batista Leite. Cursou o Ensino Médio no Colégio Mestre Júlio Sarmento.

No 2000, é crismado pelo bispo Dom Matias Patrício.

Na paróquia de Sant’Ana, antes de ingressar no Seminário exerceu algumas atividades pastorais, tais como: coroinha, catequista, infância e juventude missionária.

Luiz2

Encontros Vocacionais

Nos anos de 2003-2004 participou dos encontros vocacionais na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus.

Entrada no Seminário

No dia 09 de fevereiro de 2005 ingressa no seminário propedêutico SCJ em Paulista-PE. Teve como primeiro formador o Pe. Miguel Batista e o Fr. Carlos Fred, juntamente com os colaboradores Pe. André Vital, Pe. Leopoldo Ramos.

Estudo Acadêmico

Dos anos 2006-2008 curou filosofia no INSAF (Instituto Salesiano de Filosofia), em Recife. Nesses anos teve como formadores Pe. Valdir Filho e o Pe. Pedro Moura.

Trabalhos Pastorais

Nos anos em que morou em Paulista, desenvolveu trabalhos pastorais nas comunidades de Arthur Lundegren II (Alto e Baixo), Jardim da Esperança e Mirueira.

Noviciado

Luiz 4

No dia 14 de janeiro de 2009 é admitido ao Noviciado em Barretos-SP. Lá, ele passa um ano morando com 14 noviços provenientes de vários estados do Brasil e, mais 1 noviço de nacionalidade argentina. Colaboraram para essa etapa do noviciado o Mestre de Noviço, Pe. Eli Lobato, Pe. Luís Thewus e Pe. Everaldo Germano. Neste período de noviciado, desenvolveu um trabalho voluntário no Hospital do Câncer São Judas Tadeu.

Emissão dos votos

No dia 15 de janeiro de 2010 emite seus primeiros votos na Congregação SCJ: pobreza, castidade e obediência, tornando-se assim mais um confrade da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus.

No dia 14 de março de 2014, Fr. Luiz Alípio emite os votos perpétuos solenemente, consagrando-se inteiramente a Deus.

Nos anos de 2010-2013 cursa teologia no SAPIC (Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição). Teve como primeiro formador o Pe. Pedro Moura, que depois foi substituído pelos Padres Izaú Cavalcanti e Luis Thewus. No segundo semestre do ano de 2013, passa residir na paróquia Virgem Mãe dos Pobres.

Luiz 3

Ao longo desses anos desenvolveu trabalhos pastorais na Paróquia Jesus Ressuscitado, em Anatólia, sob a administração do Pe. José Ribamar. Na Paróquia de Jesus Ressuscitado contribui precisamente nas comunidades paroquiais: Eucalipto (Nossa Senhora das Graças), Colíbris (S. Lucas), Comunidade Nossa Senhora Aparecida e Água Fria (S. Francisco).

Paróquia Virgem Mãe dos Pobres

Luiz

Colabora, juntamente com o Pe. Josenildo nas formações catequéticas, ministros da comunhão, encontros bíblicos, celebração da palavra e, entre outros.

Outras Atividades

Membro da CPV – Comissão de Pastoral Vocacional e,

da MDJ Juventude Dehoniana Missionária da BRE;

Professor de Filosofia e Sociologia da rede privada.

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s