BRE: Vocação Humana I: Livres para amar e servir na fraternidade

Vocação Humana I

Por Fr. Manoel Lourenço de Oliveira SCJ

Vocação 001

Livres para amar e servir na fraternidade

“Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos”[1].

5Vocação é chamado! A vocação humana é o primeiro chamado de Deus para nós. Ele nos permite vir ao mundo, nos permite existir. Explicando de uma maneira mais simples: ninguém é pai ou mãe antes de ser homem ou mulher, nem sacerdote antes de ser humano, nem religioso antes de ser vocacionado à vida. “Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus Ele o criou; e os criou homem e mulher” (Gn 1, 27). Como vocacionados, fica claro através do trecho do Livro dos Gênesis que Deus nos chama a sermos imagem e semelhança Dele. Isso é vocação humana. Cristo nos convida a sermos homens e mulheres a serviço do Reino.

No entanto, o chamado não é uma exigência. O chamado é um convite. Um convite pode ser aceito ou recusado. Essa liberdade de escolha é mais uma grande prova do amor de Deus Pai pela humanidade. Não existe amor sem liberdade. Como bem frisou a Campanha da Fraternidade deste ano, “é para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1) e, sou livre quando decido, por conta própria, me tornar um homem ou uma mulher que segue os passos de Cristo e que anuncia a Boa Nova.

vocacional-dehoniano-021A vocação é, portanto, uma proposta à liberdade e à responsabilidade do homem. “O Senhor é o Espírito e onde está o Espírito do Senhor ali há liberdade” (2Cor 3, 17). Cabe ao homem ou a mulher responder com dignidade ao chamado de Deus à vida plena.

Hoje, com tantas desventuras em nosso tempo, vemos muitas pessoas desvalorizando esse bem tão precioso. “O ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, possui altíssima dignidade que não podemos pisotear e que somos convocados a respeitar e promover. A vida é presente gratuito de Deus, dom e tarefa que devemos cuidar desde a concepção, em todas as suas etapas, até à morte natural, sem relativismos”[2].

Qual é portanto a nossa atitude diante do chamado de Deus…? A atitude de quem ouve a voz de Deus chamar, é sem dúvida, “renunciar a si mesmo, tomar sua cruz e segui-lo”. O nosso sim passar pela nossa opção fundamental por Jesus Cristo. Respondendo sim ao chamado de Deus estamos nos comprometemos em viver plenamente a caridade.humiidade-700x600

O maior presente que Deus deu ao homem foi o dom da vida. Chamados a viver somos convocados a respeitar e valorizar esse dom maior e ao mesmo tempo a respeitar e a valorizar a vida do outro. Vivemos para ser felizes e realizados e para cooperar na felicidade e realização das outras pessoas, como fica claro no capítulo quinto da Carta aos Gálatas. “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor” (Gl 5, 13).

Somos chamados, como filhos e filhas de Deus, a cultivar e desenvolver o amor a Deus, a nós mesmos e, aos nossos semelhantes. Independente de nossas fraquezas, Deus sempre nos quer. O Senhor nos dá a fé e nos ama por primeiro. De modo que, somos livres para amar e servir na fraternidade! Só vivendo plenamente a vocação humana seremos capazes de amar e transformar o mundo ao nosso redor.

Manoel

Fr. Manoel Lourenço de Oliveira SCJ, é natural de Mogeiro-PB, membro da Província Brasil Recife. Atualmente é estudante do 2º Ano de Teologia, na Faculdade Dehoniana, em Taubaté-SP.

 

 

[1] BENTO XVI. Padres e Doutores da Igreja. Lisboa: Paulus, 2012.

[2] CELAM. Documento de Aparecida. São Paulo: Paulus, 2008. n. 464.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s