BRE: Carta Final do Encontro Internacional de Educadores Dehonianos

Carta Final do Encontro Internacional de Educadores Dehonianos

Todos participantes Educare

Nós, os 65 participantes no III Encontro Internacional de Educadores Dehonianos, reunidos em Valência (Espanha) de 21 a 25 de Julho de 2014, representando os 34 Centros Educativos (Escolas, Centros Sociais e Universidades), constatamos a riqueza da nossa tarefa educativa na grande diversidade das nossas obras, do nosso trabalho no mundo da educação a partir do que nos une: o carisma do nosso Fundador, o Padre Dehon, que se caracteriza pelo educare a partir do coração. Este é o nosso grande desafio: encarnar o carisma Dehoniano na nossa missão educativa, sendo capazes de criar uma meta comum para as nossas escolas, respeitando a sua singularidade. Desafio que só é possível com o envolvimento de todos os que trabalhamos nas obras Dehonianas.

Como Congregação estamos a dar passos nesta preocupação que começámos a partilhar em Salamanca (Espanha) nos anos de 2001 e 2008 e que a Conferência Geral de Neustadt (Alemanha), em 2012, concretizou no desfio criar uma Rede Dehoniana de Centros Educativos; um desafio no qual trabalhámos com esperança durante estes dias em Valência a partir da constatação de que temos que partilhar e conhecermo-nos mais.

O mundo de hoje coloca nas nossas mãos uma série de ferramentas que nos facilitam enormemente tornar realidade esta inquietude: as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). Aproveitando a oportunidade que nos oferecem, decidimos criar a Rede Educativa Dehoniana, não como um fim em si mesma, mas como um instrumento que, baseado na confiança, reforce o nosso sentido de pertença e o nosso ser família.

Por isso estabelecemos três objetivos para esta Rede:

1.º Conhecermo-nos uns aos outros;

2.º Formarmo-nos mais na identidade Dehoniana;

3.º Partilhar os nossos recursos (pessoas, materiais, económicos, etc.).

Sint Unum é uma certeza. Reforcemos esta dimensão do nosso carisma Dehoniano, levando cada um de nós, participantes neste encontro, aos nossos Centros, aos nossos irmãos, aos nossos colaboradores leigos e religiosos, o sentir e as Conclusões deste III Encontro de Educadores Dehonianos atuando como fermento na massa.

Solicitamos também o compromisso do Governo Geral e dos Governos Provinciais e Regionais para que animem e facilitem os meios necessários para tornar realidade o Sint Unum dos nossos Centros Educativos, sendo generosos, abrindo os nossos Centros e acolhendo a todos, pessoas e obras, na nossa Rede.

Agradecemos o bom trabalho realizado pela Comissão de Preparação deste Encontro, o acolhimento da Província SCJ de Espanha, personificada na Comunidade de Valência, e ao Governo Geral a sua sensibilidade e aposta ao considerar a educação como um campo privilegiado de evangelização na formação do modelo de pessoa que transforme a sociedade a partir dos valores evangélicos e a partir do carisma Dehoniano.

Fomentemos aquilo que nos une. Os encontros celebrados até hoje enriqueceram-nos de modo significativo. Continuemos com eles. Que a partir dos diversos Governos se fomentem e programem encontros locais, nacionais, continentais e internacionais.

Fazemos nosso o pensamento de Papa Francisco: “Não desanimeis diante das dificuldades apresentadas pelo desafio da educação! Educar não é uma profissão, mas uma atitude, um modo de ser; para educar é preciso sair de si mesmo e permanecer no meio dos jovens, acompanhá-los nas etapas do seu crescimento, pondo-se ao seu lado. Dai-lhes esperança e optimismo para o seu caminho no mundo. ” (Discurso do Papa Francisco aos estudantes das escolas dos Jesuítas de Itália e Albânia, a 7 de Junho de 2013).

Que a Rede nos faça sair de nós mesmos para partilhar o nosso ser e o nosso modo de fazer e encarnar o carisma do Padre Dehon nas nossas vidas e nas nossas obras.

Continuamos o sonho do Padre Dehon de construir “a civilização da inteligência e do coração” (OSC IV, 291).

Os participantes

no III Encontro Internacional
de Educadores Dehonianos

3-encuentro-educadores-logo-hor-grande3-

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s