BRE: Brasileiros em Roma celebram a CF 2014 com Caminhada Penitencial

Brasileiros em Roma celebram a CF 2014 com Caminhada Penitencial

Imagem

O Grupo de Religiosos Brasileiros em Roma (RBR) realizou no domingo dia 06 de abril sua Caminhada Penitencial pelas ruas de Roma para celebrar a Campanha da Fraternidade 2014 que tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema bíblico “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Há mais de 15 anos esta Caminhada Penitencial é celebrada buscando fortalecer a fraternidade entre as religiosas, os religiosos, os sacerdotes e leigos brasileiros que moram em Roma. Porém na edição deste ano contou com a presença de religiosos, sacerdotes e leigos de diversos países da América Latina, da Ásia, da África e da Europa. Uma novidade foi a tradução do texto da Via Sacra da CNBB para a língua italiana com o objetivo de agregar todos os que moram em Roma em torno de uma língua comum a fim de que partilhar a riqueza do texto produzido no Brasil. Este texto inclusive foi utilizado na Via Sacra semanal de diversas comunidades religiosas nas quais estão presentes brasileiros na Itália.

Imagem

A Caminhada Penitencial teve início com a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Paulo Suess, que na última sexta-feira dia 04 foi recebido em audiência com Dom Erwin Kräutler pelo Papa Francisco. Depois o grupo percorreu pelas ruas de Roma um caminho de reflexão das estações da Via Sacra da Fraternidade. Chegando à Via della Conciliazione, que dá acesso à Praça de São Pedro, o grupo realizou a última estação e um ato contra o tráfico de pessoas e o turismo sexual internacional.

 

 

1520674_10203603896440632_7204458466274433645_nA manhã foi encerrada com a oração do Ângelus presidida pelo Papa Francisco. Numa Praça São Pedro repleta de mais de 100 mil pessoas, o grupo cantou canções religiosas brasileiras contagiando os presentes. Na chegada do Papa à janela do Palácio Apostólico, o grupo o acolheu com bandeiras verde-amarelas e bandeiras do Brasil. Ao final da oração o Papa se dirigiu em especial aos brasileiros: “Saúdo o grupo brasileiro ‘Fraternidade e Tráfico Humano’”. Neste momento foi levantada a faixa que acompanhou toda a caminhada e que revela um grito profético contra o tráfico humano e o risco de turismo sexual durante a Copa do Mundo: “Com a vida não se joga”!

Mais uma vez a Caminhada Penitencial RBR revelou a comunhão com a vivência quaresmal da Igreja no Brasil de todos/as os/as brasileiros/as que moram em Roma. Na alegria de um caminho que conduz à Páscoa, pelas ruas da Cidade Eterna se ouviu um estilo de oração, reflexão e canção que se pode traduzir no seguinte refrão de um canto usado durante a Caminhada: “Virá um dia em que todos ao levantar a vista veremos nesta terra reinar a liberdade!”

Pe. Gimesson Eduardo da Silva, scj

Formador dehoniano no Curso para Formadores da Universidade Salesiana de Roma

Responsável pela comunicação da Caminhada Penitencial RBR 2014

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s