BRE: A liturgia nos forma e nos transforma

A liturgia nos forma e nos transforma!

Por Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ

O Pe. Gimesson Eduardo traz para nós mais uma reflexão. Esta reflexão é fruto da formação litúrgica  “Liturgia nas casas de formação” ministrado pelo Ir. Dal Masetto, pddm, na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma.

Imagem

A liturgia nos forma e nos transforma! Esta afirmação nos ajuda a entender o sentido profundo da celebração do Mistério Pascal de Cristo na vida e na missão da Igreja. No “hoje” do tempo e da história a comunidade dos discípulos de Cristo, reunida na graça do Espírito, rende graças ao Pai celebrando a Memória Pascal do Cordeiro que “hoje” redime e nos concede a graça de vivemos “já como ressuscitados”.

A liturgia tem como objetivo deixar-nos “tocar por Deus a fim de que sejamos transformados por Ele”. Na vida da Igreja e na particularidade da vida de cada fiel ou comunidade celebrante, a dimensão litúrgica tem um caráter fortemente integral. “Toda” a nossa vida é mergulhada no mistério de Cristo e “toda” a nossa vida é nele configurada porque “hoje” ele nos regenera em seu amor redentor.

O lugar do “toque de Deus” em nós é a liturgia. Se Ele nos toca e nos transforma, nós nos tornamos instrumentos de sua obra de salvação através da nossa presença no mundo.

Hoje a questão litúrgica é uma questão ritual, não no sentido ritualístico, mas na perspectiva da verdade do rito como instrumento de comunicação da graça do mistério celebrado. Devemos fugir do risco de “banalismo do rito” e de “formalismo do rito”, pois questão está na linha da “verdade” do rito que imprime na nossa vida o dom da graça.

Quando falamos de “liturgia nas casas de formação ou seminários” estamos dizendo que podemos ser “formados pela liturgia para sermos transformados”.

A formação ao sacerdócio ou à vida religiosa é um processo que consiste no progressivo enraizamento da graça pascal recebida no Batismo, confirmada na Crisma, alimentada pela Eucaristia, reconciliada pela Penitência, que insere a nossa vida no plano de Deus. O caminho formativo dos futuros sacerdotes e religiosos/as é integral e integrador. Por esta dimensão profunda, que toca à totalidade da pessoa em formação, nossos projetos formativos precisam amadurecer a relação estreita entre a formação e a liturgia. Estas duas realidades podem e devem ser consideradas de maneira integradora para podermos educar, formar e transformar nossos formados em sacerdotes ou religiosos/as que sejam sinal profético do Cristo Crucificado e Ressuscitado que “hoje” redime, que “hoje” nos ressuscita, que “hoje” está conosco e que “hoje” caminha conosco rumo à Páscoa do Reino.

Imagem

A formação à vida Religiosa e ao sacerdócio infelizmente tende a caminhar por uma estrada muito racionalista. Tal tendência influencia fortemente a vivência litúrgica nas casas de formação! Perdemos o sentido simbólico da vida e da liturgia. O nosso “celebrar” (seja a Missa, a Liturgia das Horas, a Adoração Eucarística ou uma Liturgia da Palavra) resume-se frequentemente a um “rito feito e acabado” carente “de uma espiritualidade do ‘coração’…de Deus e nosso”. Por conta disto encontramo-nos muitas vezes ou no extremo do formalismo rubricista reacionário  ou do banalismo criativo populista! Por isso precisamos traçar um caminho formativo que ofereça espaços e tempos nos quais se recupere valores e significados através não da via da explicação mas sim do simbolismo. Isto porque “liturgia” não é “explicar um sentido” mas “apresentar Aquele” que age como Redentor no mistério que se celebra.

Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ

Colégio Internacional Leão Dehon – Roma

E POR FALAR EM FORMAÇÃO… é um encontro marcado para os que trabalham diretamente na formação de novos dehonianos. 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s