BRE: Palavra de Deus e Missão é tema de Simpósio de Missiologia

Palavra de Deus e Missão é tema de Simpósio de Missiologia

Por Jaime C. Patias| O 3º Simpósio de Missiologia, que acontece em Brasília (DF), nos dias 24 a 28 de fevereiro irá discutir “Palavra de Deus e Missão: identidade, alteridade e universalidade na Bíblia”. Promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) e a Rede Ecumênica Latino Americana de Missiólogos e Missiólogas (RELAMI), o evento reunirá 45 pessoas entre, docentes, teólogos, pesquisadores, representantes de instituições missionárias, agentes de pastoral e animadores missionários, de todo o Brasil.

As principais reflexões serão conduzidas por renomados teólogos, missiólogos e biblistas, tais como, Frei Carlos Mesters, doutor em Teologia Bíblica; Francisco Orofino, doutor em Teologia Bíblica e coordenador do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI); Nancy Cardoso Pereira, pastora metodista, doutora em Ciências da Religião; Irmã Tea Frigério, membro da equipe de Formação do CEBI; padre Paulo Suess, doutor em Teologia, professor no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp) e padre Estêvão Raschietti, mestre em Missiologia e diretor do CCM.

“O objetivo é redescobrir os fundamentos bíblicos da missão para resignificar a ação missionária das igrejas cristã”, explica padre Estêvão. O missiólogo adianta algumas questões em debate: “É legítimo proclamar o Evangelho aos outros com intenção de convertê-los ao cristianismo? A missão deve ser exclusivamente voltada à promoção da justiça e paz, da dignidade humana e do diálogo com as religiões? A Palavra de Deus tem um valor universal, vinculante e definitivo para a humanidade ou tem relevância somente para quem adere a ela?” Segundo os organizadores do evento, estas são perguntas fundamentais para a ação evangelizadora da Igreja.

O 1º Simpósio de Missiologia aconteceu em de São Paulo, em 1999, convocado pelo Curso de Pós-graduação em Missiologia da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, e refletiu sobre “Os confins do mundo no meio de nós”. A 2ª edição foi realizada no CCM, em Brasília, nos dias 25 de fevereiro a 1º de março de 2013. O evento reuniu cerca de 50 pessoas e abordou o tema “Teologia para uma missão a partir da América Latina hoje”. Na ocasião foi criada a Associação de Missiólogos e Missiólogas no Brasil. A entidade reúne pesquisadores e acadêmicos na área de especialização, mestrado, doutorado em missiologia e está aberto também a especialistas afins, numa visão de interdisciplinariedade.

A elaboração e divulgação de produção acadêmica, promoção de eventos científicos, intercâmbios entre agentes e entidades comprometidos com a ação missionária e interação com grupos pastorais, são algumas das áreas de atuação da Associação. O Simpósio faz parte destas atividades.

Fonte: CRB

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s