BRE: Inveja e fofoca destroem comunidades cristãs, diz Papa na missa matutina

Inveja e fofoca destroem comunidades cristãs, diz Papa na missa matutina
 
 
Que os cristãos fechem a porta para ciúmes, invejas e fofocas que dividem e destroem suas comunidades. Esta foi a exortação do Papa Francisco aos fiéis nesta quinta-feira, 23, em missa celebrada na Casa Santa Marta no sexto dia de oração pela unidade dos cristãos.
 
A reflexão do Papa partiu da primeira leitura do dia, que fala da vitória dos israelitas sobre os filisteus graças à coragem do jovem Davi. Francisco destacou nesta passagem o ciúme do rei Saul, que por inveja decidiu matar Davi. “Assim faz o ciúme nos nossos corações. É uma inquietude má, que não tolera que um irmão ou uma irmã tenha algo que eu não tenho”.
 
O Papa refletiu então sobre os efeitos desse sentimento de ciúme e inveja. Ele lembrou que foi justamente pela porta da inveja que o diabo entrou no mundo, como diz a Bíblia. “O ciúme e a inveja abrem as portas para todas as coisas más. Também divide a comunidade. Uma comunidade cristã, quando sofre – alguns de seus membros – de inveja, de ciúme, acaba dividida: um contra o outro. É um veneno forte isto”.
 
E no coração de uma pessoa atingida pelo ciúme e pela inveja há dois fatores claros, segundo o Papa: a amargura e a fofoca. “Porque este não tolera que aquele tenha algo, a solução é humilhar o outro, para que eu seja maior. E o instrumento são as fofocas. Procure e verás que atrás de uma fofoca há o ciúme e a inveja, que dividem a comunidade, destroem a comunidade. São as armas do diabo”.
 Concluindo a homilia, Francisco rezou pelas comunidades cristãs, pedindo que esta semente do ciúme não seja semeada e a inveja não tome conta do coração.
Fonte: CN
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s