BRE: “Ide, sem medo, para servir!” – Juventude Pós-JMJ Rio 2013

“Ide, sem medo, para servir!” – Juventude Pós-JMJ Rio 2013

papa-francisco-frase

Ir ao encontro dos jovens para acolhê-los, comunicar a vida do Evangelho e apresentar a proposta do seguimento missionário de Jesus Cristo é uma prioridade na ação evangelizadora da Igreja. A vivência da JMJ Rio 2013 revelou para nós o desafio de uma renovada opção afetiva e efetiva pela evangelização da juventude, particularmente após o apelo missionário do Papa Francisco na Missa de Envio em Copacabana: “Ide, sem medo, para servir”.

Image

A JMJ Rio 2013 foi verdadeiramente uma aventura de fé, vida e missão! Quando o Papa Bento XVI anunciou no final da JMJ Madri a realização da JMJ Rio sentimos que Deus dirigia para a juventude brasileira e latino-americana um apelo a fim de ser sinal de esperança para o mundo. Acredito que todo o esforço para fazermos uma boa preparação rumo à JMJ Rio mostrou que estávamos disponíveis a responder a este apelo do Senhor e ao convite da Igreja. A peregrinação dos símbolos da JMJ, o projeto Bote Fé, os eventos, os subsídios, os encontros, as campanhas, enfim, tudo que procuramos fazer “antes da JMJ” já foi para nós uma “jornada” que nos fez viver a alegria da fé e a beleza da vida enraizada em Cristo e partilhada na comunidade. A realização da Semana Missionária nos dias anteriores à JMJ foi realmente coroação de todo esse caminho preparatório e vivência antecipada de tudo o que partilhamos na JMJ Rio 2013.

Image

A JMJ Rio 2013! Sinto que é um pouco difícil “falar e escrever” sobre uma JMJ! Isto porque sua vivência está longe de ser facilmente reduzida a um punhado de conceitos e palavras ou a um amontoado de idéias. Mais ainda! Creio que é difícil “falar e escrever” sobre isto porque, quando partilhamos o que vivemos na JMJ, estamos justamente partilhando um “pedaço” da nossa grande “jornada de fé”. E quando “se fala de fé”  não dá para racionalizar demais, só o coração, só o olhar, só o abraço fraterno, só o sorriso de gratidão, só a concretude do serviço, só o calor do testemunho podem dizer “as maravilhas que o Senhor fez em nós e por nós” neste pequeno caminhar que vivemos juntos. É justamente neste sentido que queremos olhar para frente e pensar no futuro depois desta vivência tão rica! O Papa Francisco nos inquietou o coração ao gritar em Copacabana que devemos sair sem medo para servir!

MDJ Paulista

A juventude “pós-JMJ Rio 2013” deverá ser uma juventude “em saída”, que “não tem medo” e que “serve”.

Feira vocacional

As pastorais, os movimentos, as novas comunidades, as congregações, os grupos juvenis devem entender seu caminho daqui para frente como “aventura de missão”. “Sair” deve ser o critério de todas as nossas opções e a marca de todos os nossos projetos. Ou a juventude é missionária ou não é juventude discípula de Jesus Cristo em comunhão com a Igreja. Uma fé sincera, radicada na Palavra e alimentada pela Eucaristia e os demais sacramentos deve dar coragem e tirar do coração todo o medo dos desafios, das perseguições e das lutas da missão. Esta missão será “serviço” porque se concretizará no amor que se faz solidário com os pobres, que luta pela justiça, que denuncia o mal, que trabalha pela paz e faz acontecer o Reino de Deus.

CAM01416

            A Igreja é discípula missionária de Jesus Cristo a serviço do Reino da Vida! Sua vida é missão! Hoje no coração desta missão está também a acolhida da juventude! Desejo que cada jovem receba a graça do Evangelho com alegria e se comprometa a ser evangelizador de outro jovem. Caminhemos sempre! Caminhemos juntos! Vamos sem medo para servir!

Image

Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ

Colégio Internacional Leão Dehon – Roma

Missão Dehoniana

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s