BRE: A Espiritualidade do Advento

A Espiritualidade do Advento

advento1O Advento surge por volta do Século VI como uma preparação, da gloriosa vinda do Senhor até os seus. É um tempo onde a Igreja faz o apelo aos seus filhos de que vivam comportamentos essenciais de um cristão: a expectativa vigilante e alegre, a esperança, a conversão, a pobreza. A Igreja com a mesma esperança de Israel, mas já realizada em Cristo, olha com mais esperança a vinda gloriosa do Senhor “MARANATHA: Vem Senhor Jesus”.

A expectativa vigilante vem sempre pelo convite à alegria. Pois aquilo que se espera certamente acontecerá. Deus é fiel. Estão intimamente unidos, os comportamentos exigidos pelo espírito do Advento, de maneira que não se pode viver a expectativa, a esperança e a alegria pela vinda do Senhor, sem uma profunda conversão. Que é própria do Advento e possui uma tonalidade diferente da que é lembrada na Quaresma. A substância é a mesma, porém, enquanto a Quaresma é marcada pela reparação do pecado, o Advento é marcado pela alegria da vinda do Senhor.

.Advento-

Enfim, um comportamento que caracteriza este tempo litúrgico é o do pobre. Não tanto o pobre pelo ponto de vista econômico, mas o pobre que a palavra de Deus nos aponta, aquele que confia em Deus se apoia sem reservas nele, “são os mansos e humildes de coração Mt 11:29”. Maria entra como modelos dos pobres do Senhor, que esperam as promessas de Deus, confiam Nele e estão disponíveis, à atuação do plano de Deus. Não nos esqueçamos de que a pobreza de coração, essencial para entrar no Reino, não exclui, mas exige a pobreza efetiva, a renúncia em colocar a própria confiança nos bens terrenos.

Marlon Felipe, scj

Marlon

O Autor do texto “A Espiritualidade do Advento” Marlon Felipe, é Seminarista da BRE e estudante de Filosofia, pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s