BRE – Encontro de Superiores Maiores SCJ, em Roma: a caminho do Capítulo Geral

Superiores Maiores SCJ: a caminho do Capítulo Geral

sUPERIOR gERAL

Começamos com duas intervenções que demonstram, não apenas a vitalidade da Congregação, mas também a idade da Congregação. O Pe. Carlos Alberto, Superior Provincial da Província do Brasil Recife, apresentou a realidade da sua Província que está a celebrar 120 anos de existência. Por sua vez o Pe. Léopold, Superior Provincial dos Camarões, apresentou o programa das celebrações do centenário da presença Dehoniana naquele país. Tanto a presença no Brasil, como a presença nos Camarões, foram queridas pelo Padre Leão Dehon que enviou missionários para aquelas paragens.

Seguiu-se a intervenção do Superior Geral, Pe. José Ornelas, que apresentou as principais decisões do Governo Geral que resultam do nosso trabalho destes dias.

– Data do Capítulo Geral: 17 de Maio a 6 de Junho de 2015. No entanto o próprio Capítulo é soberano para decidir sobre a data de encerramento do Capítulo.

– Representação: As entidades de 1 a 50 membros terão 1 delegado; as entidades com 51 a 150 membros terão 2 delegados; as entidades com mais de 150 membros terão 3 delegados. Os Superiores Maiores das Províncias e Regiões são membros de direito. Sendo assim, a Província Brasil Recife terá 2 confrades no Capítulo Geral.

– Comissão Preparatória: Esta Comissão tem a seu cargo preparar o Capítulo, em conjunto com o Governo Geral, e ficou assim constituída: Pe. Carlos Enrique (Venezuela), Pe. Heiner Wilmer (Alemanha), Pe. Léopold Mfouakouet (Camarões) e Pe. Vincent Herimanto (Vietname).

– Tema: O Capítulo (e a sua preparação nas entidades) deverá reflectir sobre a fidelidade criativa ao carisma Dehoniano que nos permite responder aos desafios do nosso tempo através da vida em comunidades fraternas, pobres e reconciliadas e da missão que privilegia as periferias geográficas, culturais e existenciais, os pobres e os necessitados. Esta reflexão sobre fidelidade criativa ao carisma abre-nos também à dimensão intercultural e internacional, à colaboração através de estruturas comuns, à formação e à dimensão social da nossa identidade Dehoniana.

sUPERIORES

O Superior Geral terminou expressando o seu desejo para que este caminho até ao Capítulo Geral seja, em toda a Congregação, um tempo do Espírito para uma nova vida e uma nova missão.

Nos próximos dias o Pe. José Ornelas fará a convocação para o Capítulo Geral e convidará toda a Congregação a caminhar com entusiasmo até ao Capítulo de 2015.

A missa, às 11h00, presidida pelo Superior Geral e o almoço na “casetta” (espaço para churrasco e convívio situado no bosque da Casa Geral) foram os momentos finais deste Encontro dos Superiores Maiores que decorreu em Roma.

Depois do almoço, vários Superiores começaram a regressar aos seus países, outros permanecem por mais algum tempo para tratar de assuntos relativos ao Governo das entidades ou para descanso com uma ida ao Vaticano, pois não é com frequência que se vem a Roma e se vê o Papa…

Da parte da tarde os Superiores da entidades que estão empenhadas na Missão Dehoniana em Angola tiveram uma reunião com o Superior Geral para tratar de assuntos relacionadas com a vida daquela missão onde trabalham 10 missionários provenientes de Moçambique, Camarões, Itália do Norte e Portugal.

sUPERIOR gERAL

A concluir, deixo uma palavra de agradecimento pelo excelente acolhimento que nos proporcionou ao longo desta semana.

No que me diz respeito, ficarei por cá mais uma semana para colaborar com algumas aulas no Curso de Formadores. E espero ver o Papa!….

Zeferino Policarpo, scj

CACS

Pe. Carlos Alberto, Superior da nossa Província Brasil Recife (BRE) da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), no último dia do Encontro de Superiores Maiores SCJ aqui em Roma (09/11), apresentou a experiência do nosso “Ano Dehoniano BRE” que celebra os 120 anos de presença dehoniana no Brasil a partir da nossa missão no Nordeste e 75 anos de criação da nossa Província. 

“Resgatando a história, celebrando a memória e assumindo a missão!”BRE

Pe. Gimesson Silva, scj

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s