BRE – Província Brasil Recife Realiza Encontro com Administradores das Paróquias da BRE.

Província Brasil Recife Realiza Encontro com Administradores das Paróquias da BRE

Belarminopalestra

Aconteceu em Recife, na sede Provincial o encontro com os padres que administram Paróquias, na Província Brasil Recife – BRE. O encontro foi assessorado pelo Pe. Francisco Belarmino SCJ, que teve como tema central “Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia”, o encontro foi marcado pela brilhante apresentação da temática e, bem como pelas reflexões e debates acerca das várias realidades presentes em nossas paróquias.

Pe. Belarmino Gomes SCJ, é Administrador da Paróquia da Bem Aventurada Lindalva e São Cristóvão, na cidade de Assú-RN. Ao final do encontro ele  ressaltou que entre os diversos elementos presentes nesse estudo da CNBB existem 2 que fundamentam todos os demais, a saber: o primeiro em relação aos padres , nº 178; o segundo em E o segundo em relação aos leigos.

Assim disse o padre Belarmino Gomes SCJ:  “Hoje, nós administradores e vigários paroquiais Dehonianos estivemos reunidos refletindo sobre o livro: Estudo da CNBB 104: Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia. Quero destacar dois pontos importantes; o primeiro em relação a nós padres: no nº 178: A renovação paroquial requer novas atitudes dos párocos e dos padres que atuam nas comunidades. Em primeiro lugar, o pároco precisa ser um homem de Deus que fez e faz uma experiência de encontro com Jesus Cristo. Sem essa mística, toda renovação ficará comprometida. E o segundo em relação aos leigos: no nº 187: Pelo batismo todo cristão participa do múnus sacerdotal, profético e real de Jesus Cristo. A missão dos leigos deriva do batismo: “a sua ação dentro das comunidades eclesiais é tão necessária que, sem ela, o próprio apostolado dos pastores não pode conseguir, na maior parte das vezes, todo o seu efeito”.

Padres.

“As paróquias e as comunidades eclesiais são expressão visível, abrangente e consolidada da presença da Igreja na sociedade. Presentes num território delimitado, as paróquias e suas comunidades são importantes e essenciais instrumentos para a missão evangelizadora da Igreja. A paróquia tem base sólida no código de direito canônico, que lhe dá consistência e respaldo, considerando, dentro da Igreja diocesana, o território onde ela está instalada e constituída, onde seus equipamentos (a igreja matriz, capelas e outros) são edificados e o lugar onde o povo de Deus se congrega”.

BRE.1

Padres.

foto palestra

palestra belarmino

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s