Agosto Mês das Vocações: entrevista Com o Padre Gimesson Eduardo da Silva SCJ

Agosto Mês das Vocações: entrevista Com o Padre Gimesson Eduardo da Silva SCJ

Encerrando o mês de agosto, mês vocacional, tivemos uma conversa, direto de Roma, com o Padre Gimesson Eduardo da Silva SCJ, natural de Paulista-PE, ordenado sacerdote em 14 de junho de 2008.

Gimesson

Um Padre Dehoniano carismático e de muitos talentos, ele nos falou sobre seus quase 10 anos de vida religiosa, da Província Brasil Recife e deixou uma mensagem aos vocacionados dehonianos

 BRE: Conte-nos seus primeiros anos como religioso dehoniano

Padre Gimesson: Os meus primeiros anos de religioso foram vividos como formando no Seminário SCJ em João Pessoa logo após minha Primeira Profissão Religiosa. Foram anos de aprofundamento da vivência dos votos de castidade, pobreza e obediência segundo o carisma dehoniano. Depois deste tempo, tendo feito a Profissão Perpétua, vivi o ser e fazer dehoniano formando comunidade com os padres Miguel Batista e Tarcísio Pereira  na Escola Apostólica Nossa Senhora de Fátima no bairro do Álvaro Weyne em Fortaleza e fazendo pastoral na  Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no bairro do Carlito Pamplona. Vivi dois anos nesta comunidade e neste estágio pastoral amadurecendo minha vocação para ser ordenado diácono e depois padre. Tenho boas recordações deste tempo!

BRE: Dentre os vários lugares onde o senhor trabalhou, qual deles o senhor destaca?

Padre Gimesson: Creio que todos os lugares por onde passei e onde vivi foram muito bons! Todos se destacam na minha história e trago boas lembranças de tudo o que vivi, de todos com quem convivi e de tudo que realizei. 

BRE: Passados tantos anos, como o senhor definiria em uma palavra a Província?

Padre Gimesson: Acredito que nossa Província possa ser definida pela palavra “esperança”. Isto porque surgimos como uma “missão de esperança no Nordeste do Brasil”. E como diz São Paulo: “A esperança nunca decepciona” (cf. Rm 5,5). Temos fragilidades, limites e pecados pessoais, comunitários e institucionais, porém devemos sempre olhar para frente procurando maturidade e crescendo na fé.

BRE: Que mensagem o senhor deixa para aqueles que estão começando a vida religiosa dehoniana e aqueles que a almejam?

Padre Gimesson: A mensagem que deixo é uma forte palavra de São Paulo que repito para todos: “A esperança nunca decepciona” (cf. Rm 5,5). Isto mesmo! Esperança! Cantamos com o nosso povo nas celebrações: “Somos gente da esperança que caminha rumo ao Pai…” Tenhamos sempre a esperança da fé que não é alienação nem ilusão, mas confiança fundamental em Deus que nos ama e cuida de nós apesar de nossas fraquezas e misérias. Continuemos o caminho lembrando-nos do que disse o Papa Francisco: “Não deixem que lhes roubem a esperança”.

 gimesson2 Gimesson3 gimesson4Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ

Nascido na cidade de Paulista-PE no dia 04/09/1981, ingressou no Centro Vocacional Padre Dehon em João Pessoa-PB no ano 2000. No ano de 2003 realizou o seu noviciado em Jaraguá do Sul-SC onde fez a Primeira Profissão no dia 15/01/2004.  De 2004 a 2006 residiu como frater estudante de teologia no Seminário SCJ em João Pessoa-PB. Em 13 de fevereiro 2007 fez a Profissão Perpétua em Paulista-PE. Em 12/12/2007 foi ordenado diácono em Fortaleza-CE e em 14/06/2008 foi ordenado presbítero pelo então bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro D. Wilson Tadeu Jönck, scj. Atualmente reside na Casa Geral SCJ em Roma onde faz o curso de formadores dehonianos.

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s