EJD - MDJ

Carta Oficial EJD Brasil 2013
Queridos JOVENS DEHONIANOS!

Está chegando o dia de celebrar nosso carisma como família!

O Encontro Internacional da Juventude Dehoniana (EJD Brasil 2013) já começou em nosso coração e agora é tempo de direcionar nossos passos para Taubaté e Rio de Janeiro.

Para que esse tempo de 20 a 28 de julho seja inesquecível, é importante estarmos atentos a algumas orientações!

Chegada, acolhida e programação

O nosso encontro terá início no sábado, dia 20 de julho, com a Missa às 10h. Mas já no dia 19 temos atividade programada. Em Taubaté são três paróquias dehonianas. Em cada uma delas haverá uma Missa na sexta-feira, dia 19, às 19h30. Nestas Missas, as famílias de acolhida já estarão esperando por nós. Todos os participantes do EJD Brasil 2013 que já estiverem em Taubaté até esse horário irão participar destas celebrações, cada jovem na paróquia cuja família que o receberá reside. Os que chegarem depois serão encaminhados às famílias diretamente.

É importante verificar no site oficial a programação do encontro e seus horários.

Sobre as famílias de acolhida, todas já participaram de uma formação e receberam orientações sobre o encontro. Seremos distribuídos nas famílias de forma que seja possível vivenciar um clima missionário, com partilha de vida e abertura à novas amizades. Venha disposto a desafiar-se!

Transporte

Durante os dias do EJD Brasil 2013 (de 20 a 28 de julho), todo o transporte para as atividades programadas está garantido! Isto inclui também o transporte do aeroporto até Taubaté na sua chegada ao Brasil, quando for necessário, e o retorno do Rio de Janeiro para Taubaté, que será no dia 29 de julho. Por isso, é importante informar corretamente o número do seu voo, com a data e horário de chegada no Brasil e o de retorno ao seu país, indicando em qual aeroporto chegará e de qual voltará ao seu país de origem. Essa informação deve ser dada até o dia 15 de junho, pelo email ejd2013@dehonbrasil.com . Quem vier de ônibus, comunique-nos como será sua chegada à Taubaté. Somente o coordenador de cada província deve enviar essas informações.

Apresentações culturais e temáticas

Como previsto no Manual de Inscrição, publicado em agosto de 2012, cada província deve organizar duas apresentações:

– Cultural: uma apresentação de 10 minutos, sobre a cultura de sua província. Este momento será aberto a toda comunidade (isso inclui as famílias de acolhida) e acontecerá no sábado, dia 20. Apresentações que ultrapassarem 10 minutos serão interrompidas, então cuide com o tempo de apresentação! O material áudio-visual que o grupo for usar deve ser entregue até o meio dia do dia 20, para a Comissão de Comunicação (ao final da Missa do dia 20, orientaremos sobre isso).

– Temático: uma apresentação de 5 minutos, sobre como a província interpreta o lema “Caminhai no amor!” na sua espiritualidade. Este momento acontecerá no domingo, dia 21. É importante também observar o tempo de apresentação.

– Imagens: encaminhar por email 10 fotos que representem a sua província.

– Música: até o dia 30 de junho, enviar por email: 5 canções populares de sua província, 5 músicas de festa e 5 canções religiosas, todas em arquivo MP3. As canções religiosas devem ser acompanhadas com a letra. O email para envio é ejd2013@dehonbrasil.com

Saúde

O Brasil é um país de grande extensão territorial, com diversos “climas regionais”. A região de São Paulo e Rio de Janeiro é subtropical. O clima neste período do ano, em média, alcança 25°C. É inverno. Este ano, dois problemas estão sendo acompanhados: a gripe H1N1 (em São Paulo) e a dengue (no Rio de Janeiro). Informem-se com o sistema de saúde do seu país como proceder para que todos sejam vacinados contra a gripe H1N1. Contra a dengue, incluam no seu material de higiene um repelente. Mais informações vamos repassar a todos após a Missa do dia 20 de julho.

Acompanhe as notícias e orientações

Nosso site oficial http://www.dehonbrasil.com/ejd2013 está recheado de informações e notícias. É importante que seu grupo acompanhe atentamente as atualizações. Disponível em sete idiomas, as versões em português, espanhol e inglês estão praticamente com o mesmo conteúdo, pois são os idiomas oficiais do evento. As versões em alemão, polonês, indonesiano e italiano trazem as principais notícias. Algumas páginas são importantes você acessar. Leia na página especial http://www.dehonbrasil.com/ejd2013/guia o que você não pode deixar de ler.

Jornada Mundial da Juventude

Para uma melhor organização, durante a JMJ no Rio de Janeiro, todos nós seremos peregrinos. A “Equipe de Mobilidade”, formada por jovens do Rio, vai nos ajudar a encontrar as melhores maneiras para chegarmos aos locais das atividades. Todos nós teremos a programação completa e, diante dos desafios que teremos que enfrentar, cada província deverá se organizar quanto sua participação nessas atividades no Rio. Todos os dias às 7h da manhã, faremos um momento de organização dos grupos, para ajudar a planejar o dia. Porém, a chegada aos locais dos eventos ficará a cargo de cada grupo, que terá em mãos o “Kit JMJ” que inclui vale alimentação e vale transporte. Não participaremos das atividades da JMJ como “grupo dehoniano”, devido a problemática da mobilidade na cidade.

Os grupos que desejam visitar pontos turísticos, devem se organizar para isso. Podem fazer as visitas nos dias 25 (quinta-feira) e 26 de julho (sexta-feira), observando os horários dos Atos Centrais de cada dia. É preciso comprar com antecedência os ingressos para visitar o Bondinho Pão de Açúcar e o Cristo Redentor (no Corcovado). O Cristo Redentor funcionará até 24h entre os dias 17 de julho a 1º de agosto. Os ingressos devem ser adquiridos através do site de vendas: http://www.ingressorapido.com.br/corcovado. O Bondinho Pão de Açúcar funcionará, excepcionalmente, em horário estendido de acordo com a demanda diária. As vendas serão feitas através do site http://www.ingressorapido.com.br/bondinho.

No dia 24 de julho, após o almoço, teremos uma atividade dehoniana para todos nós, que será divulgada durante o EJD em Taubaté. No dia da Vigília, 27 de julho, sairemos em grupos a partir das 7h da manhã. Neste dia, a caminhada está prevista para durar mais de 3 horas. Preparem-se!

Bagagem, paciência e espiritualidade

Nosso encontro vai acontecer numa região muito rica do país, onde estão localizados os maiores centros econômicos do Brasil. Mas também onde estão as maiores dificuldades sociais. Extremos que vão nos abrir para a realidade da América Latina, continente que vive as contradições da riqueza e da miséria. Venha com vontade de aprender com esse ambiente e viver momentos inesquecíveis.

Vejam no site dicas para preparar a bagagem. Mas existe uma bagagem que vocês vão trazer na mala para seu uso pessoal, e uma outra bagagem que vai ser partilhada e enriquecida. Vocês vão trazer no coração suas histórias, experiências, a vida de cada um. Venham com esse coração aberto e disposto e preencher e ser preenchido com o outro!

Nossos dias de encontro vão exigir muito de cada um de nós. Teremos pouco conforto, vamos caminhar longas distâncias, vamos enfrentar dificuldades com comunicação… o Rio de Janeiro é uma grande cidade, com muitas belezas e gente hospitaleira, mas também uma cidade com grandes problemas, especialmente na área social. Venham muito dispostos a enfrentar um trânsito difícil, dificuldades na mobilidade, noites mal dormidas… que exigirá paciência, espírito de aventura e disposição! A cidade deve aumentar em 40% sua população nos dias da JMJ. Imagine o que isso significa!

Somos jovens dehonianos e colocamos nossa vida no Coração de Jesus. Queremos viver a solidariedade e a fraternidade! O EJD Brasil 2013 vai nos congregar em torno desse ideal: o amor e a reparação! Tudo que vamos viver e compartilhar precisa nos mostrar o rosto de Jesus! Essa é a marca do nosso encontro: o amor. Essa é nossa missão: amar!

Vamos viver explosões de sentimentos! É importante você saber disso e vir disposto! Muito disposto!

Como o Cristo, no alto do Corcovado, os jovens dehonianos brasileiros já estão com os “braços abertos” para acolher a sua presença! Bem vindo ao EJD Brasil 2013!

Taubaté SP – Brasil, 02 de junho de 2013.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s