BRE – CAMINHAI NO AMOR

 

Dos dias 28-29 de julho de 2012, aconteceu o EJD (Encontro da Juventude Dehoniana) que reuniu no Brasil as três províncias (BRE, BRM e BSP), juntamente com o distrito (BSL), todos os jovens que vivem a espiritualidade dehoniana, religiosos e padres na cidade de Corupá-SC. Foi um momento de graça, louvor, adoração, introspecção, fraternidade, amizade, partilha de experiência e de paz.

O grande objetivo do EJD Nacional 2012 é promover a integração da juventude brasileira que expressa o carisma dehoniano nas nossas três províncias mais o distrito, através de um encontro reflexivo e celebrativo.

Da Província BRE, participaram do EJD: Pe.  Josemar Joaquim, Fr. Luiz Alípio, Tiago de Sá e Zé Paulo. Partilhamos um pouco de nossa experiência nesse encontro.

 

CHEGADA

Saímos do Recife à Curitiba as 13:30h, onde ficamos hospedados no Provincialado BRM, sendo que fomos bem acolhidos pelos padres da comunidade. Na sexta, pela manhã, viajamos para Corupá com os padres Donizeti e Odilo. Almoçamos em Nereu Ramos-SC, juntamente com diversos confrades daquela região. Depois, seguimos viajem até o nosso destino. Chegamos em Corupá às 14:30h, e logo nos prontificamos em ajudar a equipe nos ajustes do encontro.

 

SÁBADO

Manhã

As 07h, acordamos, tomamos café, enquanto isso diversos jovens de todo o Brasil estavam chegando: RS, SC, PR, MS, SP, MG, MA, PE, PB e CE. Éramos aproximadamente 150 participantes. As 09h tivemos a acolhida, com bastante animação e o lançamento oficial do vídeo do EJD-2013. Às 10:30h, fizemos a Lectio Divina, caminhando pelo bosque do seminário. E as 11:15h a Adoração Eucarística, com o ostensório-símbolo que estará em peregrinação em todas as casas, paróquias, seminários dehonianos de todo Brasil (esse ostensório virá à nossa província a partir do último final de semana do mês de setembro, acompanhado pelo Padre Jairlson e o Fr. Giorgio. Nos dias 17 e 18 de agosto, a coordenação da MDJ-BRE estará se reunindo para definir o itinerário que o ostensório irá seguir). Para a peregrinação foi confeccionado um livro de estudos, orações e celebrações, um banner com a oração do jovem dehoniano caminhante e um banner convite que podem ajudar na divulgação e envolvimento das pessoas nas celebrações Às 12h tivemos o almoço e um pequeno descanso.

Tarde

Às 14h retomamos as atividades. Tivemos a arena dehoniana, com a participação do Padre Augusto, scj (comunicador dehoniano), juntamente com quatro jovens, respondendo as dúvidas sobre o que é ser jovem dehoniano hoje. O interessante é que conseguimos traçar um perfil de um jovem dehoniano: aquele que é capaz de se doar (oblação), é solidário, se envolve em questões sociais, é orante (adoração eucarística), dá testemunho de fidelidade à Palavra e a Eucaristia etc. Após esse momento, tiramos a foto oficial do EJD. Às 17h45, rezamos as Coroas de Amor, logo depois a Santa Missa, presidida pelo Pe. Léo Heck, scj (Superior Provincial) e concelebrada com onze padres.

Noite

Depois da Santa Missa, jantamos e logo em seguida aconteceu a noite dehoniana com
danças e músicas. A equipe do EJD se reuniu para dar continuidade no que se pensa para o próximo EJD Internacional no próximo ano em Taubaté.

 

 DOMINGO

Manhã

Às 07h30, saímos para Joinvile-SC, a fim de participarmos da Jornada Diocesana de Juventude, com a finalidade de sentirmos o “gostinho” da JMJ do próximo ano. Pois, da mesma forma como teremos um encontro internacional dehoniano, (um momento exclusivo dehoniano), teremos que nos adaptar, dilatar e integrar com os jovens de todo o  mundo na JMJ. Às 09h teve a abertura, logo depois as Oficinas, ao todo seis. Depois do almoço, fizemos uma caminhada até a Catedral que se encerrou com a Santa Missa.

Somos gratos a Deus que nos convida a caminhar no amor, amando aquilo que nós fazemos para a edificação do seu Reino. Gratos pela Província BRE, o Superior Provincial e Conselho, por apostar nessa juventude que aspira a espiritualidade dehoniana. Também a nossa gratidão aos confrades da BRM, pela generosa acolhida e hospedagem. Nós que participamos desse encontro, renovamos nosso compromisso de disponibilidade de servir à Igreja, nesta Congregação, nesta Província que quer ser uma esperança de missão na nossa realidade nordestina.

JOVENS DEHONIANOS, CAMINHAI NO AMOR!!!

Pe.  Josemar Joaquim, SCJ
Fr. Luiz Alípio, SCJ
Tiago de Sá
Zé Paulo

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para BRE – CAMINHAI NO AMOR

  1. Marcílio Gomes disse:

    Bendito Seja Deus por todos os frutos gerados desse Encontro Nacional da Juventude Dehoniana! Caminhemos sempre no amor!
    “Vivat, vivat Cor Jesu in corde nostro unice”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s