Pe. Gimesson, SCJ, participa de Encontro da Comissão Episcopal para a Juventude que discute projetos e preparativos para a JMJ 2011

A sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília – Brasil, acolheu nos dias 29 e 30 de junho, o encontro dos representantes para a Jornada Mundial da Juventude dos 17 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a presidência da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

O encontro contou com a participação de 20 pessoas, entre elas o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro, e os assessores da Comissão, padre Carlos Sávio e padre Antônio Ramos do Prado.

encontro_juventude_pom

O Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ, da Província Brasil Recife (BRE), Presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife, esteve presente como representante e referencial do Regional Nordeste 2 para os assuntos e atividades referentes à Jornada Mundial da Juventude.

O andamento dos preparativos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ-2011) que acontecerá em Madri, Espanha, no próximo mês de agosto, foi o destaque da reunião. Além disso, discutiu-se também sobre “O que é uma Jornada Mundial da Juventude” e “Jornada Diocesana”.

Dom Eduardo Pinheiro frisou a importância da Igreja no Brasil criar a cultura da vivência da Jornada e explorou o conteúdo do Documento 85 da CNBB (“Evangelização da Juventude”). Outro ponto discutido foi a elaboração de pistas para a criação do Setor Juventude nos Regionais e dioceses e criação de projetos como o “Bote Fé”.  Este se trata de um dia de Vigília e Oração que acontecerá em São Paulo (SP) no dia 18 de setembro e reunirá todas as expressões juvenis da Igreja no Brasil.

A 45 dias da Jornada Mundial da Juventude e um dia após o encerramento das inscrições para o evento, o Brasil conta com 13 mil jovens inscritos. Já se sabe também que há 61 bispos, 56 padres (da Comissão para a Juventude) que estarão no Encontro Mundial da Juventude com o papa. A delegação oficial da CNBB tem cerca de 500 inscritos.

———————————————————————————————————————————————————-

O Regional Nordeste 2 contará com a representação e referência do Pe. Gimesson Eduardo, SCJ, para os assuntos relativos às JMJ’s. Pe. Gimesson já vem realizando um trabalho em torno da JMJ de Madri ao articular um grupo de 50 jovens peregrinos de várias dioceses de Pernambuco, Alagoas e Paraíba que irão para a Espanha no próximo mês de agosto. A formação deste grupo contou com o serviço de lideranças da agência da Comunidade Obra de Maria e a articulação de vários jovens que nas diversas dioceses conseguiram agregar peregrinos ao grupo. Segundo o Pe. Gimesson, “a JMJ é uma experiência dinâmica da fé cristã que oferece à juventude a oportunidade de aprofundar sua espiritualidade, dinamizar a vivência da fraternidade e comprometer para a missão a serviço da vida e da esperança”. Segundo este religioso dehoniano, “ao convocar os/as jovens para estarem com ele em dias de oração, fraternidade, celebração, festa e missão, o Papa deseja que a juventude renove a sua adesão a Cristo, assuma o seu projeto redentor e libertador e se comprometa a ser sinal de esperança num mundo marcado por tantos males e dramas. Assim, podemos dizer que há uma ‘injeção de ânimo’ nos milhões de jovens que vão para a JMJ! Estes se tornarão missionários de outros jovens convocando a todos a se tornarem sentinelas de ‘um outro mundo possível’ onde justiça, solidariedade, fraternidade e paz não sejam virtudes mas projeto de vida pessoal, comunitário e social”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Pe. Gimesson, SCJ, participa de Encontro da Comissão Episcopal para a Juventude que discute projetos e preparativos para a JMJ 2011

  1. Ricardo disse:

    fico feliz por termos um representante na jmj, pois pe. gimessom será de grande valor para nós juventude camaragibense. Pois Deus lhe escolheu para ser o pescador. Que nosso Senhor
    Jesus Cristo lhe acompanhe nesta jornada. um grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s