Refletir sobre Maria hoje

A vivência do mês de Maio como “Mês Mariano” nos convida a aprofundarmos a nossa compreensão sobre o mistério da Virgem Maria na vida da Igreja. Devemos não só “rezar a Maria ou por Maria”, mas mergulharmos no sentido profundo da sua veneração em nossa vida pessoal e comunitária.

Inicialmente podemos nos perguntar: existe alguma doutrina dentro da teologia cristã que se refere a Maria? A resposta é sim! Esta é a Mariologia.

A Mariologia é a dimensão da fé e da teologia que medita, estuda, vivencia e celebra a pessoa de Maria de Nazaré, a obra de Deus realizada nela e através dela e a sua presença na História da Salvação. É a doutrina cristã acerca da Virgem Maria. É a reflexão de fé sobre a Mãe do Senhor. A Mariologia é fundamental e essencial para o cristianismo, pois faz parte do Mistério Redentor de Deus realizado em Jesus Cristo.

Entendendo o que é Mariologia, podemos nos perguntar: o que cremos sobre Maria se fundamenta em quê? A resposta é a seguinte: nossa doutrina sobre Maria se fundamenta em cinco fontes ou pilares: Sagrada Escritura (fonte principal e critério último, lida dentro da Tradição da Igreja), fé comum dos cristãos (inspiração, devoção, piedade e amor do Povo de Deus), Tradição (vida da Igreja, Padres da Igreja e Liturgia), Magistério pastoral (Concílios, Santa Sé, Papas, ensino e pregação dos pastores) e Teologia (estudo e reflexão séria e crítica dos Doutores da Igreja e dos bons teólogos).

Agora podemos então perguntar: para quê estudar, refletir e celebrar Maria? Qual a resposta? Para compreender o lugar e a missão de Maria na História da Salvação, crescer em amor e em devoção para com a Mãe do Senhor, encontrar em Maria um modelo de vida, especialmente de fé e de amor, celebrar e venerar de modo correto Maria na liturgia e na devoção popular, e anunciar o sentido da obra de Deus em Maria a todo cristão e à sociedade.

A história da Igreja mostra que o conhecimento do mistério da Virgem contribui para um conhecimento mais profundo do mistério de Cristo, da Igreja e da vocação da pessoa humana. Ao mesmo tempo, conhecendo-se mais profundamente o mistério de Cristo, da Igreja e da Humanidade, iluminamos a verdade sobre Maria de Nazaré.

O conhecimento, a piedade e o amor em relação à Virgem Maria são atitudes que sempre estiveram presentes no cristianismo. Desde suas origens, o cristianismo atribuiu um significado especial à pessoa e à missão da mãe de Jesus Cristo. O povo de Deus, através de suas práticas devocionais, foi aprofundando em sua vida cotidiana o significado de louvar e honrar Maria Santíssima. Muitos santos e teólogos deram valoroso testemunho da riqueza e beleza do mistério da Mãe de Deus em suas vidas e na vida da Igreja. Papas como Pio IX, Pio XII, Paulo VI e João Paulo II destacaram-se por contribuir significativamente através de definições dogmáticas, documentos ou declarações para o enriquecimento da teologia e devoção mariana na vida da Igreja. O Concílio Vaticano II, com o Capítulo VIII da Constituição Dogmática Lumem Gentium (1964), apresentou a síntese mais ampla e autorizada da doutrina católica sobre a Mãe do Senhor.

Conheçamos mais e melhor o mistério de Maria para podermos amá-la com simplicidade e seguir seu Filho com alegria!

Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Refletir sobre Maria hoje

  1. Flanklin Stem Santos da Silva disse:

    Fazer acontecer
    As pessoas podem ser dividas em três grupos:
    Os que fazem as coisas acontecerem;
    Os que olham as coisas acontecendo;
    e os que ficam se perguntando o que foi que aconteceu.
    Nosso caráter é aquilo que fazemos quando achamos que ninguém está olhando.
    Nunca deixe de ter dúvidas, quando elas param de existir é porque você parou em sua caminhada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s